22/02/2022 – Esse fenômeno só acontecerá novamente no próximo século!

22 de fevereiro

22 de fevereiro de 2022. Aparentemente uma data como qualquer outra, mas aqui acontecem dois fenômenos muito interessantes. A data de hoje, quando grafada apenas com números, é um palíndromo e um ambigrama.

Mas o que é um palíndromo?

Palíndromo é uma sequência de caracteres que se lê da mesma forma no sentido padrão, da esquerda para a direita, ou ao contrário, da direita para a esquerda. Pode ser uma palavra, como Ana, arara ou reviver, ou uma frase, como “a sacada da casa”.

Os palíndromos também podem ser sequências numéricas, bastando que sejam lidas da mesma forma de trás para a frente. Portanto, são palíndromos todos os números formados pela repetição de apenas um algarismo, seja um simples 22 ou um enorme 77.777.777.

Um fenômeno interessante (e um pouco raro, como os eclipses) são as datas palíndromas. Esse é o caso do 22/02/2022. Haverá um novo palíndromo em 2030. Você consegue dizer em qual data será? 

O que torna o palíndromo de hoje especial é que é a última vez neste século que ocorre uma data palíndroma formada por apenas dois algarismos: 2 e 0. A próxima será apenas em 30/03/3003.

Mas não para por aí. Como se não bastasse ser um palíndromo, a grafia da data de hoje também forma um ambigrama.

O que é um ambigrama?

Resumidamente, um ambigrama acontece quando um texto pode ser lido da mesma forma quando invertido verticalmente, o famoso “de cabeça para baixo”. Se estiver lendo esse post pelo celular, experimente colocá-lo de ponta-cabeça e ler o número abaixo (não recomendado se estiver lendo no computador).

Você está vivendo um dia super raro e nem sabia disso. Qual a próxima data a formar um palíndromo e um ambigrama ao mesmo tempo? Qual a probabilidade desse duplo fenômeno se repetir? Tomara que você não tenha achado esse texto uma “mega bobagem”.

O reconhecimento de padrões como esses faz parte da natureza matemática. Temos aqui diversas atividades que trabalham com o reconhecimento de padrões, vai lá conferir!