4 canais para aprender matemática

Estudantes, profissionais e amantes da área desvendam, com humor e criatividade, a disciplina dos números

A tecnologia pode ser uma aliada do aprendizado. Prova disso são os canais no YouTube dedicados à educação, que atraem cada vez mais inscritos. Nos últimos anos, o número de profissionais que decidiram dividir com seus seguidores por meio das telas seus ensinamentos cresceu significativamente. Com uma linguagem acessível e conteúdos leves e descontraídos, eles conseguem captar a atenção dos mais jovens aos mais velhos e provar que o caminho para o aprendizado pode ser diverso e muito divertido. E nem a disciplina mais temida dos alunos escapa da abordagem criativa e bem-humorada dos youtubers. A matemática pode ser bem mais convidativa pelas telas. Que tal experimentar?

Canais sobre matemática para você seguir

Isto é matemática

Promovido pela Sociedade Portuguesa de Matemática e Fundação Vodafone Portugal, o canal exibe o programa “Isto é matemática”, transmitido na TV lusitana. A cada episódio, os internautas conferem como a disciplina está presente em diferentes situações, até as mais inimagináveis. Por exemplo, por trás de um origami ou de um mapa, lá estão conceitos matemáticos. E tudo é muito bem explicado pelos estudiosos do canal. Clique aqui para acessar.

Rogério Martins e sua equipe comandam o canal “Isto é matemática?”.

A Matemaníaca por Julia Jaccoud

Encontrar novas formas de fazer contas e de explorar o pensamento matemático, tudo de uma maneira descontraída e bem humorada. Assim é o trabalho da matemática Julia Jaccoud em seu canal. Ela ainda reúne entrevistas com especialistas e divide bastidores da sua trajetória na disciplina, inspirando aqueles que desejam seguir carreira na área. Conheça o canal aqui.

Julia Jaccoud mostra a matemática de forma divertida em seu canal.

CatMat

Ela tem 12 anos e está cursando o sétimo ano do ensino fundamental. Catarina Xavier quer mostrar pra todo mundo que a matemática é “maravilhosa”, como ela mesmo define a disciplina, e por isso produz vídeos com muito humor, músicas e brincadeiras. Abusando de recursos visuais, Cat ainda dá vida a diversos personagens para ensinar matemática de maneira mais acessível. Provando a criatividade na disciplina, ela criou até um música para falar sobre ângulos. Clique aqui para conhecer.

A pequena Catarina Xavier mostra, em seu canal, quão “maravilhosa” a matemática é.

Programação Dinâmica

Para aqueles que desejam aprender matemática por meio da programação, o pesquisador em computação visual Hallisson Paz e a cientista de dados Kizzy Terra unem seus conhecimentos no canal Programação Dinâmica, onde dividem com seus espectadores ensinamentos de programação, ciência de dados e inteligência artificial. A proposta é levar educação de qualidade para cada vez mais pessoas, por isso usam uma linguagem didática em seus vídeos, que são leves mas bastante informativos. Ah, lembrando que o Hallisson já participou de um dos webinários da série “E a matemática com isso”, cuja tema foi “Ciência de Dados”. Clique aqui para ler a matéria sobre esse encontro online, e para conhecer o canal da dupla, acesse aqui,

Hallisson e Kizzy mostram a relação da matemática com a programação no canal “Programação Dinâmica”.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *