5 atividades para aprender matemática com arte

Ideias ajudam a visualizar o quanto a disciplina é visual e criativa

Matemática e arte estão bastante conectadas. O próprio processo criativo de artistas pode envolver conceitos da disciplina. E até mesmo em atividades feitas em casa, com crianças, jovens e adultos, é possível explorar o universo das ciências exatas. A seguir, veja 5 dicas de exercícios de Mentalidades Matemáticas elaborados pela equipe do Youcubed que misturam matemática e arte. Ao clicar sobre cada um deles você confere um vídeo explicativo sobre a atividade, que pode envolver professores e alunos ou pais e filhos em casa. Boa diversão!

Pintura com os dedos

Recomendação: da educação infantil ao 8° ano do ensino fundamental

Ao elaborar uma arte usando os dedos, crie alguns desafios: use sempre o mesmo dedo para adicionar uma cor específica na pintura, ou então mantenha a contagem das cores que você está adicionando, ou ainda use apenas três cores e crie novas a partir delas. A atividade também pode gerar conversas matemáticas. Ao fazê-la com uma criança, por exemplo, elabore perguntas que remetam a números, como a quantidade de cores que está sendo utilizada. 

Arte com esponjas

Recomendação: do ensino infantil à 1ª série do ensino médio

Recorte esponjas em diferentes formatos e mergulhe-as em tintas de cores variadas para criar desenhos sobre uma folha de papel. Observe como é possível fazer diversas formas ao mudar os movimentos com que você manuseia a esponja – uma verdadeira aula de transformação rígida. Dá para trabalhar com reflexões, rotações e translações. Depois, ainda vale subir a imagem no GeoGebra e explorar mais a matemática na sua obra de arte.

Desenho de giz na calçada

Recomendação: da educação infantil ao ensino médio

Deixe a imaginação fluir para criar diferentes desenhos na calçada, usando giz e outros materiais que adicionem um toque geométrico ao trabalho, como fita adesiva colorida, régua e fita métrica. Depois, os participantes da atividade devem conversar matematicamente sobre o trabalho, como: quantas peças desenhadas são verdes? Qual fração do desenho é azul? Qual parte do desenho tem a maior área? E como você chegou a essa resposta?

Pixels na janela

Recomendação: da educação infantil ao ensino médio

O desafio aqui é criar uma arte em pixels com post-its para decorar sua janela. Nesse processo, muita matemática será envolvida! Uma dica é fazer o desenho em um site para essa finalidade. Depois, para transformá-lo em uma obra física de papel, diversas contas serão necessárias para resolver questões como a quantidade de post-its requisitada. Também dá para fazer o caminho inverso e começar medindo o espaço da sua janela para daí calcular as medidas da sua arte e o material necessário.

Arte Matemática

Recomendação: da educação infantil ao ensino médio

Mais uma sugestão é: ao invés de criar uma arte, analisar uma já pronta. A ideia é procurar obras que possam gerar conversas matemáticas. Fotografe ou imprima esses trabalhos e use um papel vegetal para apoiar em cima da imagem e apontar o que vocês enxergam de matemática nela. Exemplo:

Depois, claro, criem suas próprias obras de arte!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *