5 brincadeiras educativas (e muito divertidas!) de Páscoa

Além da tradicional troca de ovos, a Páscoa pode envolver diversas atividades que fazem da data uma verdadeira festa! E por que não aproveitar o momento para estimular o aprendizado de uma forma divertida? Para inspirar a sua comemoração, separamos 5 ideias de brincadeiras educativas de Páscoa a partir de atividades do Youcubed. São opções que envolvem matemática e podem render grandes descobertas!

Brincadeiras educativas de Páscoa

Imagem de <a href="https://pixabay.com/pt/users/lisatener-240821/?utm_source=link-attribution&utm_medium=referral&utm_campaign=image&utm_content=335295">lisatener</a> por <a href="https://pixabay.com/pt/?utm_source=link-attribution&utm_medium=referral&utm_campaign=image&utm_content=335295">Pixabay</a>
Imagem: Pixabay

Pote de doces

Já parou para pensar em quantas conversas matemáticas podem surgir a partir da troca de doces e ovos de chocolate? Crianças e adolescentes podem ser desafiados a responder perguntas depois de receber os presentes de Páscoa. Quantos ovos você pegou? Se alguém dobrasse o número de ovos que você tem, com quantos você ficaria? – são algumas ideias de questionamentos que podem ser feitos para gerar reflexões matemáticas. Montse Cordero, da equipe do Youcubed, explica a atividade e dá mais sugestões de perguntas aqui.

Jogo de Nim

Jogo de Nim
Reprodução Vimeo

Se na sua família vocês têm o costume de trocar ovinhos de chocolate, a dica é separá-los em porções para usar nesta atividade divertida. Direcionado para alunos a partir do 3º ano do ensino fundamental, esse jogo matemático pode ter diversas variações, mas a regra básica é: os jogadores se revezam, pegando um certo número de itens da porção disponível. Quem pegar o último item perde! Neste vídeo, Montse Cordero apresenta variações divertidas que podem ser jogadas.

Fazendo estimativas

Também usando doces, que tal criar um desafio? Coloque vários ovinhos de chocolate dentro de um pote transparente e convide cada membro da família a tentar adivinhar o número de doces. O nível do desafio pode variar de acordo com a idade dos participantes – para os mais velhos, por exemplo, é possível trabalhar noções como de volume e peso para um palpite mais assertivo. Montse ensina a brincar aqui

Léo, o coelho

É claro que uma lista de brincadeiras educativas de Páscoa não poderia ficar sem o mascote mais caricato da data! Veja as instruções: o coelhinho Léo está subindo uma escada de 10 degraus. Ele só pode subir 1 ou 2 passos cada vez que pula. Ele nunca pula para baixo, apenas para cima. De quantas maneiras diferentes Léo pode subir a escada de 10 degraus? Forneça evidências para justificar seu pensamento. 

Coelho em diversas poses
Reprodução Youcubed

Flexibilidade numérica e organização de dados são alguns dos aspectos matemáticos que podem ser trabalhados nessa atividade, indicada para alunos a partir do 3º ano do ensino fundamental. Clique aqui para ver a explicação de Montse. 

Matemática e culinária

Mais do que ovos de chocolate, uma refeição caprichada faz parte do cardápio das comemorações de Páscoa. E cozinhar pode ser mais uma grande oportunidade para incentivar conversas matemáticas e a resolução de problemas. Neste vídeo, Estelle Woodbury, da equipe do Youcubed, mostra como envolveu seu filho no preparo de um prato. Além de ajudá-la no passo a passo, ele refletiu sobre a receita que precisava de um ajuste nas porções. Ideias não faltam para misturar matemática e culinária!

E você? Tem mais sugestões de brincadeiras educativas de Páscoa que costuma praticar com os seus filhos? Conte nos comentários!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *