5 livros sobre mentalidade de crescimento

Saber como lidar com os erros e perseverar é tão importante quanto o conhecimento para obter conquistas e realizações

Você acha que pode aprender qualquer coisa? Ou acredita que nossas habilidades são inatas? Bom, caso esteja mais voltado a concordar com a primeira colocação, saiba que isso reflete a chamada mentalidade de crescimento. E ela pode te abrir muitas portas. Quando o nosso modo de pensar é mais voltado para essa forma, podemos conquistar mais, afinal, nada nos limita. Mas como conquistá-la? Nessa tarefa, alguns livros sobre mentalidade de crescimento podem colaborar.

Especialistas de diferentes áreas vêm descobrindo o poder do cérebro para o sucesso. E eles não se referem à capacidade intelectual, mas à crença que temos sobre o nosso poder de aprendizado. A seguir, conheça 5 autores que exploraram em seus livros como a mentalidade de crescimento pode ser uma aliada do desenvolvimento pessoal, e os passos para chegar até ela.

Mindset

Após décadas de pesquisa, a professora de psicologia da Universidade de Stanford Carol Dweck desenvolveu o conceito de que o mindset é determinante para o sucesso. O mindset refere-se à atitude mental com a qual encaramos a vida. É ele que está por trás das nossas tendências pessimistas ou otimistas e até mesmo do fato de sermos bem-sucedidos ou não. Além de explicar a teoria, na obra Carol apresenta a jornada para conquistar um mindset de crescimento.

O código do talento

Daniel Coyle viajou para diversos países – entre eles o Brasil – procurando semelhanças entre treinadores, técnicos e professores que conseguem despertar o melhor das pessoas. Entre os segredos está a teoria da mielina. Coyle mostra que essa substância, presente no cérebro, pode ter bastante influência sobre a aquisição de habilidades, e ensina como usá-la a nosso favor.

O gene da matemática

O professor de matemática da Universidade de Stanford Keith Devlin acredita que todos nós temos o gene da matemática, ou seja, uma predisposição genética, uma facilidade inata para entender a disciplina. Parece impossível? Para Devlin, trata-se da mesma predisposição que temos para a linguagem. No livro ele apresenta sua teoria discorrendo sobre a evolução do cérebro humano.

Garra

A capacidade de perseverar – ou garra – é o que a psicóloga Angela Duckworth explora nesta obra. Assim como os outros autores, ela não acredita que talento ou sorte façam a diferença para o sucesso. O que realmente funciona, segundo ela, é a motivação em não desistir. Com exemplos reais, Angela aponta estratégias para fortalecer a garra, a disciplina e o foco.

O cérebro que se transforma

Escrito pelo psiquiatra Norman Doidge, este livro aborda a neuroplasticidade, ou seja, a capacidade do cérebro de se modificar. O médico resgata histórias de pacientes que surpreenderam a ciência ao reverter danos cerebrais, e entrevista diversos especialistas para explicar essas reações do órgão. 

Para completar a lista de livros sobre mentalidade de crescimento, conheça também a obra Mente sem barreiras, de Jo Boaler. Neste post confira mais sobre a obra e como o conceito é aplicado no programa Mentalidades Matemáticas.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *