A matemática está até na pizza!

Photo by Alan Hardman on Unsplash

Mais do que diversão e sabor, o Dia da Pizza, celebrado no último sábado (10), pode render muita matemática! Com forma redonda e tradicionalmente fatiada em oito pedaços, a iguaria é um prato cheio para ensinar frações aos alunos. Mas também é possível aproveitar o prato para trabalhar com senso numérico e outros conceitos. O Youcubed te ajuda nessa tarefa! Confira a seguir:

Aprendendo matemática com pizza

Para fazer a atividade Pizza de Calabresa do Youcubed será necessário um dado, papéis e lápis (para deixar a prática mais visual e criativa, usem lápis de cor!). Cada participante deve jogar o dado duas vezes. O número que sair primeiro corresponde à quantidade de pizzas do jogo. Já o resultado seguinte diz quantos pedaços de calabresa devem ser colocados em cada pizza.

A grande pergunta do jogo é: quantas fatias de calabresa há nas pizzas? Os participantes devem escrever a sequência numérica que responda a essa pergunta. Também vale desenhar as pizzas de acordo com os resultados do dado, afinal, quando visualizamos o que estamos aprendendo, pode ficar mais fácil de entender. Sem contar que o próprio raciocínio matemático baseia-se no processamento visual, como a neurociência já revelou.

Imagem: Reprodução Youcubed

Simples e divertido, o jogo da Pizza de Calabresa pode ser feito em sala de aula ou em casa com a família. Clique aqui para ver a atividade no Youcubed.

Ideias em ação

Dá para combinar pizza e matemática de muitas outras formas também. Por exemplo, considerando que os restaurantes irão utilizar o Dia da Pizza para lançar descontos e promoções, que tal aproveitar para checar os valores anunciados? Caso a data já tenha passado, vale seguir seus restaurantes favoritos nas redes sociais e optar por aqueles que estão com promoções no cardápio!

E para quem prefere cozinhar em casa, preparar uma pizza caseira em família pode ser mais uma grande oportunidade para pensar matematicamente. Vocês podem pegar uma receita da internet e adaptar para mais ou menos pessoas do que a versão original, o que envolverá contas e raciocínio matemático, como a equipe do Youcubed mostra neste vídeo.

Photo by <a href="https://unsplash.com/@igny_5?utm_source=unsplash&utm_medium=referral&utm_content=creditCopyText">Ignazio Di Gangi</a> on <a href="https://unsplash.com/s/photos/pepperoni-pizza?utm_source=unsplash&utm_medium=referral&utm_content=creditCopyText">Unsplash</a>
Imagem: Unsplash

E por que a pizza tem um dia só dela?

Dizem que a homenagem surgiu em 1889. Foi em 10 de julho do ano em questão que o então rei da Itália, Umberto I, e sua esposa – que se chamava nada menos que Margherita – provaram uma pizza pela primeira vez. 

Em homenagem à rainha, o chef Rafaelle Sposito criou a pizza Margherita, com mussarela, tomate e manjericão, dando ao prato as mesmas cores da bandeira italiana. Também existem outras versões para essa história, mas fato é que não demorou muito para a pizza conquistar o mundo todo, inclusive nas aulas de matemática!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *