Aberta, criativa, visual e equitativa. Mas o que isso quer dizer?

29 de julho
Acervo Mentalidades Matemáticas

Na abordagem Mentalidades Matemáticas, as palavras aberta, criativa, visual e equitativa são utilizadas para caracterizar o ensino da matemática em que acreditamos. Todas as atividades, cursos e demais materiais disponibilizados no nosso site direcionam a essas quatro qualidades fundamentais.

Mas o que queremos dizer com cada uma delas?

Aberta: aqui, utilizamos atividades de piso baixo e teto alto. Nas palavras de Jo Boaler, cofundadora do YouCubed, essas atividades “permitem que todos os alunos acessem ideias e as levem a níveis muito altos”. Em outras palavras, elas possibilitam que todas as pessoas se aproximem dos conceitos mais desafiadores e não delimitam até onde elas podem desenvolver seu potencial.

Criativa: as atividades abertas também estimulam a criatividade, promovendo a investigação matemática, e funcionam com todos os estudantes, quais sejam os seus níveis de desempenho prévio. Elas incentivam que sejam encontradas diferentes maneiras, estratégias ou argumentos para solucionar um problema ou, por exemplo, identificar um padrão

Visual: a matemática é mais do que uma matéria de números e símbolos. No MM, evidenciamos o potencial da matemática visual para desenvolver e consolidar importantes rotas cerebrais. Alguns estudos já indicam que os professores mais voltados ao uso da matemática visual, por meio de desenhos e de objetos manipulativos, estimulam um desempenho mais alto dos alunos, em qualquer série escolar.

Equitativa: todos e todas podem fazer matemática. Incentivamos os debates colaborativos, sabendo que todo mundo pode contribuir para a construção de conhecimento e tendo em mente o respeito aos processos individuais de cada estudante com as descobertas proporcionadas pela matemática. O surgimento de comunidades de aprendizagem é uma das consequências positivas da promoção de uma matemática equitativa.

Todos conteúdos desse site são feitos pensando nessas quatro palavras. Na sessão “Na prática” você encontra diversos recursos para se aprofundar e aplicar a abordagem.

Entenda mais sobre quem somos, o que fazemos e conheça nossa trajetória até aqui através deste link!