Aprenda matemática com Os Simpsons

Fazer com que os alunos se interessem pela matemática é um dos principais desafios dos professores. É por isso que as atividades do Mentalidades Matemáticas usam bastante recursos visuais e criativos, para atrair a atenção dos alunos e deixar a aula mais variada. E nessas horas até personagens famosos podem dar uma forcinha, sabia? No post de hoje vamos resgatar uma divertida atividade do Youcubed, que usa nada menos que Os Simpsons para fazer os alunos desbravarem a matemática! Aprenda a seguir.

O Bloqueador Solar dos Simpsons

Indicação: para alunos a partir do 5° ano do ensino fundamental

Material necessário: lanterna, recortes de papel (representando os bloqueadores solares), régua e mapa da cidade

Cena Simpsons bloqueador solar
Reprodução YouTube

Como usamos a matemática para encontrar a altura das coisas que são difíceis de medir? Esse é o grande desafio dessa atividade, que ajuda a explorar a proporcionalidade geométrica. Composta por diversas etapas, essa prática deve ser feita em grupos de quatro alunos. Veja o passo a passo a seguir e sugestões:

Apresentação

A explicação começa apresentando a questão principal da atividade: como usamos a matemática para encontrar a altura das coisas que são difíceis de medir? Separe exemplos de itens interessantes de medir e convide os alunos a darem suas sugestões. O próximo passo é estabelecer as normas do trabalho em grupo (veja sugestões aqui), e daí começa a parte divertida… 

Essa atividade foi baseada em uma cena de um famoso episódio de Os Simpsons, em que o Sr. Burns, o dono da usina nuclear de Springfield, decide construir uma máquina para bloquear o sol, forçando os moradores a consumir energia da sua usina. Fazendo uso da ideia de medições difíceis, aqui entra o objetivo da atividade: como seria possível saber onde colocar um disco para impedir a entrada de luz solar em uma cidade inteira?

Para essa introdução, você pode exibir o trecho da série em que o Sr. Burns apresenta sua ideia, disponível no vídeo a seguir (em inglês):

Trabalho em grupo

O material indicado para a atividade deve conter o mapa de uma cidade. É interessante que a localidade escolhida seja relevante para os alunos, como onde a escola está situada. Esse material (lanterna, recortes, régua e mapa) forma o Kit do Bloqueador Solar. A proposta é que cada grupo, usando seu kit, divida seus membros em quatro funções: um irá segurar a lanterna, outro segura o bloqueador, outro mede e o quarto registra.

Em relação aos registros, os alunos devem criar uma tabela que contenha o diâmetro do disco de bloqueio e a distância da fonte de luz. No final da aula, os estudantes ainda terão um novo desafio: eles irão receber um novo disco, com o objetivo de encontrar a melhor localização para o bloqueio do sol.

Avaliação

Depois que cada grupo concluir sua tabela, distribua um cartão com o seguinte apontamento: “Criamos um disco com 15 cm de diâmetro. Onde ele deveria ficar? Todos no grupo devem ser capazes de explicar seu raciocínio”. O próximo passo é pedir a um membro de cada grupo apresentar sua resposta e o raciocínio utilizado para chegar nela.

Reunindo os dados

Mais uma etapa da atividade é a apresentação de gráficos para representar os dados coletados. Para isso, distribua para cada grupo um gráfico sem unidades para ser usado como esboço e outro mais preciso, em papel quadriculado. Os alunos deverão preencher os dois e posteriormente explicar ao restante da turma o que fizeram. Dessa forma, os estudantes irão primeiro fazer estimativas (no esboço) e, depois, testá-las em representações gráficas (no gráfico final). 

Reflexão

Para concluir a atividade, a sugestão é convidar cada grupo para tirar uma conclusão sobre o que foi aprendido. Pergunte a eles: “Qual foi a grande ideia do dia hoje?”. Peça para que escrevam e, depois, apresentem para toda a turma.

Veja mais sugestões para aplicar esta atividade no Youcubed.

Crie a sua atividade matemática

Com criatividade, é possível aproximar os alunos da matemática mostrando a importância da disciplina para resolver as questões mais diversas. Além dos Simpsons, você pode escolher outros personagens que os alunos gostem e criar situações para que eles explorem ideias matemáticas de maneiras diferentes!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *