Atividades

Confira atividades que têm como base a neurociência e que mostram que a matemática pode ser ensinada de forma aberta, criativa e visual.

Busca
Ano
Unidades Temáticas
Objetos de conhecimento

Meu coração é Youcubed

Veja um mosaico do logotipo do Youcubed e responda algumas perguntas!

Uma pipa em um quadrado

Para os que amam geometria, tente fazer este!

Colares para a feira da escola

Alguma vez você já pensou sobre a matemática envolvida em um colar de contas? Seu desafio será pensar em simetria e em todas as maneiras possíveis de criar colares diferentes com as mesmas contas.

Torre de Três Blocos

Nesta atividade da NRich os alunos explorem formas e cores. Eles investigam as combinações de formas nas quais é possível fazer uma torre com três blocos de cores diferentes. Eles vêem quantas torres diferentes podem fazer com quatro blocos coloridos diferentes.

Contando engrenagens

O problema é perfeito para o trabalho colaborativo, seja com crianças sem experiência prévia em atividades de grupo, ou crianças acostumadas com esse tipo de atividade. Ao abordarem o problema juntas, e não individualmente, partilham o trabalho, tornando-o, assim, mais fácil de administrar.

Sete Viradas

Essa atividade pode ser feita com papel, além de moedas ou outros objetos ao seu redor. Contanto que possa distinguir um lado do outro, você pode usá-los!

Qual é o código secreto?

Esta atividade ajuda os alunos a construírem o sentido numérico enquanto praticam o cálculo. Ela tem mais de uma solução, o que é bom. No final, peça aos alunos para escreverem uma dica que confira à atividade uma única solução.

Investigando somas

Essa atividade foi extraída de um livro de uma série de três publicados pela Math Solutions, chamado Math for All: Differentiating Instruction [Matemática para Todos: Instruções Diferenciadas]. Esta é outra investigação onde os alunos podem praticar somas e pensar em combinatória – uma boa maneira de organizar a contagem. A atividade termina ao pedir ao aluno que escreva qual foi o seu pensamento.

Os 4 quatros

Esta atividade usada por Jo funcionou muito bem nos primeiros dias de aula com os alunos muito acanhados. Assim que o desafio é lançado, a área próxima ao quadro fica repleta de estudantes, que registram suas soluções e voltam às carteiras em busca de outras. Para eles, esta é uma atividade segura e nada ameaçadora, que constrói o senso numérico e representa um divertido desafio. Ela é também uma ótima forma de ajudá-los a se sentirem mais à vontade para mostrar seu trabalho diante da turma.

Robôs Caminhantes

Essa atividade foi extraída de um livro de uma série de três publicados pela Math Solutions, chamado Math for All: Differentiating Instruction [Matemática para Todos: Instruções Diferenciadas]. É uma boa maneira para os alunos experimentarem os diferentes padrões em uma linha numérica / no conjunto de números inteiros. O foco está nos padrões e oferece opções para que os alunos escolham seus próprios números de partida. É ótimo para a construção de vocabulário e pensamento matemático.