Conheça recursos gratuitos do Youcubed para ensinar ciência de dados

Seja ao fazer check in em uma rede social, se cadastrar em um site ou simplesmente aceitar os termos de uso de um aplicativo, em todas essas situações, tão comuns no nosso cotidiano imerso em smartphones, estamos gerando dados. Não à toa, quando não sabemos o que assistir em um serviço de streaming, por exemplo, provavelmente o próprio programa irá sugerir um conteúdo que é “a nossa cara”. Essa aparente “mágica” é possível porque há uma série de profissionais dedicados a analisar essas informações que geramos constantemente e oferecer soluções a partir delas. São aqueles que trabalham com ciência de dados.

Essa área tem crescido muito nos últimos anos, e a matemática está profundamente relacionada a ela. Afinal de contas, o raciocínio matemático consiste, entre outros aspectos, na interpretação de dados e na análise lógica de informações, mesmo dentro de sistemas complexos. Então quando falamos em um profissional que atua com ciência de dados, com certeza ele deve ter uma boa bagagem de conhecimento matemático.

Atentos a esse contexto, professores de matemática podem e devem introduzir a ciência de dados em sala de aula. E o Youcubed pode ajudar!

Aprenda ciência de dados com o Youcubed

Na aba Ciência de dados disponível no site da plataforma é possível ter acesso à materiais traduzidos sobre o assunto. Para falar pela primeira vez a respeito do tema com os alunos, por exemplo, o professor pode usar o livro ilustrado Introdução à ciência de dados, que explica de maneira descomplicada do que se trata essa área de estudo e qual a sua importância.

Entre as sugestões de atividades estão Conversas sobre dados, Os dados nos falam sobre nós mesmos e O que está acontecendo neste gráfico?. São exemplos práticos que ajudam a desenvolver a habilidade de ler dados, analisá-los, trabalhar com eles e usá-los para encontrar soluções produtivas e se comunicar, funções muito presentes no dia a dia de um cientista de dados.

Os professores também podem conferir no Youcubed discussões educacionais acerca do tema, nos artigos Estamos ensinando a matemática errada para os alunos do ensino médio? e A matemática moderna no ensino médio deveria ser sobre ciência de dados. Ambos são assinados por Jo Boaler, professora de educação matemática de Stanford e criadora do Mentalidades Matemáticas, e Steven Levitt, economista e professor da Universidade de Chicago.

Inspire-se

Para incentivar o aprendizado da ciência de dados, no Youcubed ainda estão disponíveis vídeos que mostram como podemos tirar proveito do conhecimento na área para situações cotidianas e também como é o dia a dia de profissionais que atuam nela. Acesse e veja o Ted Talk da estatística Talithia Williams, onde ela ensina medidas simples para monitorarmos nossa saúde usando dados. Já no vídeo O que é ciência de dados? mulheres de campos diferentes que atuam na área – de música a biologia e agricultura – falam sobre suas profissões e como usam os dados para trazer soluções à vida moderna e ao planeta. 

Ainda sobre esse mercado de trabalho e o papel dos professores de matemática na formação de jovens nesse contexto, o Mentalidades Matemáticas preparou um webinário em que discute o tema com educadores, cientistas e empresários. Assista na íntegra:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

1 Comentário

  • Série maravilhosa!
    Parabéns pela grande, enriquecedora e motivadora iniciativa!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *