Dia Internacional da Matemática 2021 celebra a ciência para um mundo melhor

“Matemática para um mundo melhor” é o tema do Dia Internacional da Matemática (IDM) 2021, celebrado em 14 de março. Para esta edição, foi lançado o Desafio de Cartazes, cuja proposta é convidar professores, alunos e todos aqueles que tenham interesse em comemorar a data a elaborar cartazes mostrando como a disciplina milenar é capaz de contribuir com o planeta. 

A recomendação é recorrer a elementos matemáticos para expressar as ideias no trabalho em uma linguagem universal, como números, formas geométricas e fórmulas. Quer ver um exemplo? No cartaz a seguir, usando figuras, foi ilustrado como funciona a testagem em grupo, método muito discutido durante a pandemia do novo coronavírus:

Imagem: Reprodução idm.org 

Em cada grupo as amostras são misturadas e testadas juntas. Se o resultado do grupo der positivo, cada membro é testado individualmente para identificar os infectados. Trata-se, portanto, de um método mais econômico em termos de custos, materiais e tempo – uma prova de como a matemática pode contribuir com um mundo melhor.

Além de favorecer cuidados com a saúde, a inspiração para elaborar o seu próprio cartaz pode ser mostrando como os conceitos matemáticos podem servir para melhorar a eficiência, a conexão com outras pessoas, o meio ambiente ou até como a disciplina pode ser um meio de oferecer diversão e alegria.

Como participar do Dia Internacional da Matemática 2021

Ficou animado para participar do Desafio de Cartazes? Então reúna seus alunos, amigos e quem mais quiser colaborar e envie seu trabalho aos organizadores até o dia 1° de março. A entrega deve ser feita pelo site do IDM (role até quase no final da página, em ‘Mande o teu cartaz’). O trabalho pode ser feito no computador ou manualmente e depois fotografado ou escaneado. Mas é preciso seguir algumas especificações de tamanho e formato para participar, todas disponíveis no site. 

Os trabalhos enviados ficarão disponíveis no site do evento, para que qualquer um consiga imprimir e montar sua própria exposição para celebrar o Dia Internacional da Matemática 2021.

O Desafio de Cartazes IDM2021 é um projeto da Canadian Commission for UNESCO, do Centre de Recherches Mathématiques e do IMAGINARY para o IDM e para a IMU (International Mathematical Union).

Origem da data

3,14. O famoso e enigmático número Pi foi a inspiração para a escolha do dia 14 de março para celebrar o Dia Internacional da Matemática. Embora no Brasil, para representar as datas, a gente utilize o dia antes do mês (14/3), em alguns outros países essa escrita é feita ao contrário. Portanto, 3/14, o que lembra? Pois é, a letra grega que representa a aproximação mais conhecida de π. A data é celebrada no mundo inteiro e também conhecida como o Dia Mundial de Pi.

Inspire-se

Professor, além de participar do Desafio de Cartazes, você também pode convidar seus alunos para uma vivência diferente para celebrar o Dia Internacional da Matemática 2021. Que tal preparar uma aula apresentando exemplos de matemáticos inspiradores? Ou então promover alguma atividade que misture a disciplina com arte? Ou, ainda, convidar os alunos a enxergarem a matemática em seus filmes e séries preferidos? Engaje sua turma e compartilhe os registros sobre a data nas redes sociais usando a hashtag #idm314.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

1 Comentário

  • A matemática ela é importante porquê esta em tudo , em contas de supermercados , construção e etc . Então ela é essencial

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *