Dia da matemática… de novo?!

02 de maio

Em 14 de março, publicamos aqui um texto sobre o dia internacional da matemática. Menos de dois meses depois, hoje é mais um dia de celebração da ciência dos números e padrões. Dessa vez, a data é verde e amarela: 6 de maio é o Dia Nacional da Matemática.

Por que 6 de maio é o Dia Nacional da Matemática?

O dia nacional da matemática é celebrado em 6 de maio para homenagear o matemático, professor, engenheiro e escritor Julio Cesar de Mello e Souza. Nascido nessa data, em 1895, ele desejava que o ensino da matemática conquistasse os estudantes enquanto algo desafiador e divertido.

Foto: Reprodução / Site Malba Tahan

Em 1918, quando trabalhava como escritor no jornal O Imparcial, Julio escreveu alguns contos envolvendo matemática, que foram ignorados pelo editor da publicação. O professor, então, teve a ideia de recolher os contos e entregá-los novamente alguns dias depois, dessa vez sob o pseudônimo R. V. Slady, que disse ao editor se tratar de um renomado autor estadunidense. No dia seguinte, os contos começaram a ser publicados.

Depois do episódio, Julio adotou um heterônimo, sob o qual ficou mais conhecido: Malba Tahan. Seja como Julio Cesar de Mello e Souza, R. V. Slady ou Malba Tahan, o professor-escritor publicou mais de 100 obras. A mais famosa delas, “O homem que calculava”, foi lançada em 1937 e até hoje é utilizada como material paradidático nas escolas brasileiras.

Um dos episódios presentes no livro é “A história de oito pães”, que havia sido publicada anteriormente no jornal O Imparcial. Na história, é preciso dividir oito pães para três pessoas. Beremiz Samir, o homem que calculava, encontra a solução.

Foto: Reprodução / Site Malba Tahan

Julio Cesar de Mello e Souza faleceu em 1974, no Recife. A homenagem ao seu legado foi oficializada em 2013, quando a Lei nº 12.835 foi sancionada, instituindo o 6 de maio como Dia Nacional da Matemática.

Você conhecia a história de Julio Cesar de Mello e Souza? Já havia ouvido falar em Malba Tahan?

Já divulgamos desafios de Malba Tahan no nosso site, confira aqui!

Quais outros brasileiros notáveis na matemática devem ter suas histórias contadas aqui?

Para conhecer melhor a história de Malba Tahan, acesse o site criado em sua memória clicando aqui.