Eleições e seus números
Onde está a matemática nas Eleições 2022?

156.454.011. Essa é a quantidade de eleitores aptos a votar nas eleições que ocorrem em todo o Brasil e em 181 cidades do exterior (para os brasileiros que moram fora do país) em 2022. Esse número é cerca de 107 vezes maior que o eleitorado de 1933, ano da primeira eleição realizada pela Justiça Eleitoral, quando 1.466.700 pessoas estavam inscritas para votar.
Este blog costuma evidenciar a matemática em temas que, à primeira vista, não lembram cálculos ou fórmulas. Dessa vez, o trabalho deste redator que aqui escreve ficou fácil, já que não dá para falar de eleições sem falar de números.
Num país com as dimensões do Brasil, os números relacionados ao pleito são enormes. 577 mil urnas eletrônicas. 496.512 seções em 2.637 zonas eleitorais. Só na cidade de São Paulo são quase 9 milhões de eleitores.
Felizmente, o Brasil tem um dos sistemas de votação mais rápidos e seguros do mundo. Com a urna eletrônica, o vencedor do segundo turno das eleições presidenciais de 2018 foi conhecido em apenas 4 horas e 45 minutos desde o fim da votação, e a apuração foi concluída em 22 horas e 21 minutos.

Perfil do eleitorado brasileiro. O gráfico mostra a distribuição dos eleitores brasileiros por região. Foto: Reprodução/Tribunal Superior Eleitoral
Você sabia que o Norte tem a menor concentração de eleitores entre as cinco regiões do Brasil? Que outras conclusões é possível tirar do gráfico acima?
Bônus: Você pode encontrar diversas atividades que provocam esse tipo de observação e questionamento sobre uma representação visual no Youcubed!
Nas próximas publicações, falaremos bastante sobre eleições e a sua relação com a matemática e o universo dos números. Tem alguma dúvida? Manda para [email protected].
Recentemente, publicamos um outro texto sobre a relação das eleições com a matemática. Acesse clicando aqui.