Livro digital gratuito introduz Mentalidades Matemáticas para professores, estudantes e famílias

04 de novembro

Aprender matemática não precisa ser maçante e tampouco uma tortura. O programa Mentalidades Matemáticas, desenvolvido na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e adaptado para o Brasil pelo Instituto Sidarta, surgiu para mostrar que todos podem aprender a disciplina. Sem “decorebas” e até mesmo valorizando os erros, o programa trabalha com uma abordagem mais colaborativa, visual, criativa e aberta. Isso ajuda no desenvolvimento de uma mentalidade de crescimento e, também, à cultura de que todos podem aprender, que é conquistada quando o esforço no processo de aprendizagem é valorizado e reconhecido. Para professores interessados em levar o programa para a sala de aula e colocá-lo em prática, o Guia Interativo Digital – Introdução ao Programa Mentalidades Matemáticas Brasil é um convite para trilhar os primeiros passos nessa escolha.

Um guia completo sobre Mentalidades Matemáticas

O guia é dividido em três partes. A primeira delas, introdutória, apresenta o programa Mentalidades Matemáticas por meio de leituras, vídeos e atividades. O material digital também  oferece materiais complementares, que podem ser acessados ao longo da leitura.

Para que o leitor conheça o programa na prática, há atividades disponíveis para sala de aula e, também, para experimentar em casa. Todas foram elaboradas para o desenvolvimento do pensamento matemático de forma aberta, criativa e visual. Assim, mais do que fazer contas, os aprendizes podem se preparar para desenhar, jogar passatempos, cozinhar ou simplesmente parar para observar no seu próprio entorno (afinal, a matemática está em todos os lugares!).

Na segunda parte do guia, estão listados alguns artigos científicos sobre educação matemática. São tendências e discussões recentes sobre o futuro da disciplina, abordando temas bastante atuais, como a ciência de dados. “Selecionamos para você” compõe a terceira e conclusiva parte do Guia Interativo Digital. Ela é dividida em três categorias: professores, estudantes e famílias, e reúne materiais de apoio devidamente selecionados para cada um desses grupos. É possível encontrar desde conceitos fundamentais da matemática até atividades para inspirar e aplicar a abordagem na prática.

Que tal começar agora mesmo? Você pode baixar o seu exemplar aqui. Depois, não deixe de contar para a gente sua experiência. Boa leitura!