Instituto Sidarta faz webinar sobre os resultados do Curso de Férias Mentalidades Matemáticas

Jack Dieckmann (Stanford) apresentará a pesquisa que calculou o avanço da escolaridade dos alunos em Matemática 

O que é possível aprender em 10 dias? Muito, pouco, nada? Um grupo de 70 alunos de escolas públicas de Cotia (SP) mostrou que podemos dar um salto de aprendizado num curto período de tempo. Eles participaram do Curso de Férias Mentalidades Matemáticas, em janeiro de 2020. Durante 10 dias, tiveram contato, pela primeira vez, com a abordagem que ensina uma matemática aberta, visual e criativa. O resultado dessa experiência você vai conhecer na próxima quinta-feira (13), no webinar “Curso de Férias Mentalidades Matemáticas: resultados e evidências”, às 17h, no Facebook do Mentalidades Matemáticas.

O encontro faz parte da série de webinários “Multiplicando Saberes”, promovida pelo Instituto Sidarta em parceria com o Itaú Social, e com apoio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Clique aqui para assistir a estreia da série. 

Apresentado por Jack Dieckmann, diretor do Centro de Pesquisas Youcubed da Universidade Stanford (EUA), o webinar contará com Regiane Picinin, instrutora do Curso de Férias, Anna Karina da Col, formadora do Programa Mentalidades Matemáticas; e a participação especial de Juliana Yade, especialista em educação do Itaú Social. A mediação ficará com Telma Scott, coordenadora do Ensino para Equidade do Instituto Sidarta.

Eles vão apresentar os resultados da pesquisa, conduzida por Dieckmann, com os alunos que fizeram o Curso de Férias. O estudo tinha dois objetivos centrais:

  • Identificar se os alunos que participaram do curso demonstraram melhora nas habilidades matemáticas visadas pelo Programa Mentalidades Matemáticas;
  • Identificar se as atitudes e crenças em relação a matemática mudaram após o curso.

Para chegar às respostas, os alunos fizeram avaliações antes e depois do Curso de Férias e responderam a um questionário. Todo o material foi analisado pelos pesquisadores por seis meses. Não vamos estragar a surpresa. Para saber o resultado, assista ao webinar, mas aqui vai uma provocação , nas palavras de Dieckmann:

“Como um estudo de validação, estamos construindo evidências para o Mentalidades Matemáticas fora do contexto original nos EUA. A equipe do Sidarta implementou o programa em uma escola pública brasileira, mostrando que, com a escolha certa das práticas de ensino e currículo, estudantes de todas as origens podem desfrutar e se sentirem capazes  em matemática”, afirmou.

Quer saber o quanto os alunos evoluíram no aprendizado da matemática? Assista ao webinar “Evidências e Resultados do Curso de Férias”, na quinta-feira (13), às 17h, no Facebook do Mentalidades Matemáticas.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *