Instituto Sidarta recebe Jack Dieckmann, professor de Stanford, para pesquisa na área de Matemática

17 de agosto

Em agosto e setembro de 2019, o Instituto Sidarta recebeu o professor e pesquisador Jack Dieckmann para a realização de pesquisa e revisão curricular. Ele também conduziu oficinas e seminários de formação

Jack Dieckmann, diretor de pesquisa da plataforma YouCubed e pesquisador pela Universidade de Stanford, esteve no Brasil de 12 de agosto a 06 de setembro de 2019. Seu objetivo foi desenvolver, em conjunto com o Sidarta, pesquisas e eventos na área de Matemática.

É a segunda vez que o pesquisador vem ao Brasil. Em 2018, Jack conduziu o I Seminário Mentalidades Matemáticas, tratando a urgência do tema, pois, segundo dados do PISA Matemática, 67,1% dos estudantes ainda não atingiram o nível mínimo para exercer a plena cidadania.

Desta vez, Dieckmann realizou pesquisas relacionadas ao desenvolvimento das mentalidades matemáticas no Colégio Sidarta, escola de aplicação do Instituto Sidarta, e na Escola Estadual Henrique Dumont Villares. A expectativa é que suas observações de práticas de sala de aula e de projetos culminem em dados, informações e resultados que possam ser analisados e divulgados, reforçando o compromisso do Centro de Estudos de Stanford com o Instituto Sidarta em propagar uma Matemática mais aberta, criativa e visual.

O pesquisador também contribuiu para a revisão curricular na área de Matemática do Colégio Sidarta e apoiou tecnicamente a estruturação do 1º YouCubed Summer Math Camp, programa de férias que propõe o uso da matemática de forma flexível e criativa a ser realizado pelo Instituto Sidarta em janeiro de 2020, em parceria com o Itaú Social.

Dieckmann também ministrou uma oficina de desenvolvimento de atividades abertas, criativas e visuais para as aulas de Matemática e se apresentará no Seminário de Estudos em Epistemologia e Didática (SEED), na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

A oficina Práticas de Mentalidades Matemáticas teve dois encontros, nos dias 17 e 31 de agosto, no Instituto Sidarta, em Cotia (SP). O encontro contou com 40 participantes, dentre eles professores de escolas públicas.

Já sua participação no SEED ocorreu no dia 23 de agosto, sexta-feira, na Faculdade de Educação da USP, em São Paulo (SP). O objetivo foi apresentar a estrutura, os dados de pesquisa e os resultados do programa YouCubed Summer Math Camp.

Sobre Jack Dieckmann

Jack Dieckmann é diretor de pesquisa do Centro de Estudos de Matemática YouCubed, fundado pela professora Jo Boaler, da Universidade de Stanford. Nesta função, Dieckmann trabalha com pesquisa escolar para documentar os efeitos das intervenções do YouCubed em aprendizagens, atitudes e desempenhos de alunos e professores de todo o país, além do Brasil, Chile e Escócia.

Antes de ingressar no YouCubed, Jack trabalhou na SCALE, centro de Stanford concentrado em avaliações equitativas, especialmente avaliações de desempenho. Em 2009, Dieckmann recebeu seu PhD em educação matemática pela Universidade de Stanford, sob a orientação de Linda Darling-Hammond e Jo Boaler. Além disso, nos últimos 15 anos, lecionou no Programa de Formação de Professores de Stanford (STEP).

Em 2018, o pesquisador representou o YouCubed em palestra no I Seminário de Mentalidades Matemáticas, em São Paulo. Em 2019, ele volta ao Brasil para uma estadia prolongada no Colégio Sidarta (Cotia, SP), escola de aplicação do Instituto Sidarta, como professor e pesquisador de ensino de matemática. Entre as atividades de sua residência estão: observações de sala de aula, treinamento instrutivo, entrevista a professores e realização de oficinas de desenvolvimento de atividades matemáticas para equipes de professores de matemática locais.