Mentalidades Matemáticas: como fazer?

Último webinar da série ‘Multiplicando Saberes’ detalha estratégias e atividades para aplicar abordagem em sala de aula

A rotina de uma sala de aula de matemática é normalmente maçante. Exercícios e mais exercícios (muitas vezes parecidos), uma lousa e muitos números. Quem acompanha os textos aqui no blog do Mentalidades Matemática (MM) sabe que a abordagem aposta num modelo de aula bem diferente a partir de uma matemática aberta, criativa e visual. Inúmeras vezes, os profissionais do MM ouvem a pergunta: “Como eu faço isso na prática?”. O webinar “Estúdio de Criação: transformando as atividades na sala de aula”, que acontecerá na quinta-feira (10), às 17h, no canal do YouTube e no Facebook do Mentalidades Matemáticas, vai apresentar estratégias para preparação das aulas e desenvolvimento de atividades, com foco no Ensino Médio.

O encontro será o último da série “Multiplicando Saberes”, e será apresentado por Jack Dieckmann, diretor do Centro de Pesquisa Youcubed da Universidade Stanford, com profissionais do MM no Brasil. Neste próximo webinar, Maitê Salinas, formadora do Mentalidades, e Cassiano Souza, instrutor do programa, participam.

“Queremos fornecer conselhos práticos sobre como os professores podem começar a implementar a abordagem Mentalidades Matemáticas no ensino. Pequenos ajustes em tarefas matemáticas tradicionais podem abri-los para uma exploração mais aprofundada e um discurso mais rico”, afirmou Dieckmann.

A ideia do webinar é apresentar estratégias, os conceitos do Mentalidades e mostrar como implementá-los em sala de aula, seja criando novos exercícios ou reformulando atividades tradicionais. Usar elementos visuais, apresentar o problema antes da resposta, reduzir práticas repetitivas e estimular perguntas são alguns dos exemplos. “Também examinaremos o papel dos jogos para desenvolver a flexibilidade numérica e compartilharemos perguntas-chave que os professores podem fazer aos alunos para provocar uma compreensão e conexões mais profundas”, adiantou Dieckmann.

Técnicas para saber se os alunos estão aprendendo também serão debatidas, além da sugestão da criação de uma rede de apoio entre os professores para dividirem dúvidas e conquistas. A interação  com público, uma marca em todos os webinários da série, promete ser ainda maior neste.

Promovida pelo Instituto Sidarta, em parceria com o Itaú Social e com apoio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a série “Multiplicando Saberes” apresentou evidências da abordagem Mentalidades Matemáticas, a aplicação no Brasil e os resultados obtidos, como o do Curso de Férias que, em 10 dias, registrou o avanço de alunos equivalente a 1,3 ano de escolaridade em matemática. Os webinários estão disponíveis em nosso canal no YouTube e na página no Facebook.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *