3 atividades de Mentalidades Matemáticas para fazer em casa

Sabia que em casa é possível dar um toque matemático para tarefas cotidianas ou até mesmo para inventar passatempos divertidos em família? A equipe do Youcubed desenvolveu atividades que trazem na prática os conceitos do Mentalidades Matemáticas e são um convite para que crianças e adultos conheçam uma matemática visual e divertida fora da sala de aula. Veja alguns deles.

Mentalidades Matemáticas em casa:

3 jogos divertidos

<a href='https://www.freepik.com/photos/people'>People photo created by karlyukav - www.freepik.com</a>
Imagem: Freepik

O jogo do espião

Recomendação: para todas as idades

Como em uma caça ao tesouro, essa atividade consiste em procurar a matemática ao seu redor. Por exemplo: quais figuras que se parecem com formas e símbolos matemáticos você consegue ver na sua casa? De repente um enfeite que se pareça com o símbolo do infinito? Ou então, onde você consegue enxergar números? Dá para criar certas regras também, como encontrar por aí apenas números divisíveis por três ou algo do tipo. Mais uma variação divertida do jogo é propor desafios de contagem: escolha uma categoria, como objetos azuis, e desafie a si mesmo e os outros participantes a encontrarem objetos azuis pela casa e em seguida some os achados. Depois vocês podem jogar com outras cores e organizar esses dados.

Matemática e culinária

Recomendação: para todas as idades

Cozinhar com a família pode ser uma atividade divertida para todos e, de quebra, uma oportunidade para aprender proporções. Experimente adaptar uma receita para mais ou menos pessoas do que consta na versão original, isso envolverá contas e raciocínio matemático. Caso seja necessário ir ao mercado para comprar os ingredientes, faça as adaptações antes, uma forma de aplicar a matemática para economizar dinheiro e evitar desperdício.

Percebendo números

Recomendação: para todas as idades

A brincadeira aqui é desenvolver conversas numéricas em família a partir dos números que vemos no dia a dia. A professora Kristina Dance, da equipe de conteúdo do Youcubed, por exemplo, conseguiu ter uma conversa numérica sobre porcentagem com a filha de seis anos quando a pequena comentou que a bateria do seu iPad estava acabando. Situações assim podem gerar diferentes perguntas, de acordo com a idade, como: o que significa quando um aparelho está com 100% de bateria? Quanto a porcentagem aumentou depois de carregar por 10 minutos? Como o desenho da bateria se conecta com a porcentagem? Como representamos a bateria quando ela está acabando? Conversem e desenhem juntos, pode ser muito divertido!

Gostou de conhecer esses jogos de Mentalidades Matemáticas para fazer em casa? Então reúna a família e divirtam-se!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *