Materiais que reforçam o valor da motivação para a aprendizagem

School photo created by jcomp - www.freepik.com

A motivação faz toda a diferença quando falamos em aprendizagem. Quando o professor usa a abordagem Mentalidades Matemáticas com os seus alunos, o ensino da matemática vai no caminho do incentivo de que todos são capazes de aprender a disciplina. Mas, evidentemente, nem todos vão gostar da matéria e uns terão mais facilidade do que outros para compreender o conteúdo. Como, então, manter a motivação em grupos tão diversos?

Uma prática motivadora

Para começar, o professor deve oferecer atividades adequadas. Nesse aspecto, pesquisadores mostraram que realizar tarefas do Mentalidades Matemáticas ao invés de responder problemas matemáticos padrão deixa os alunos mais motivados. A explicação está no que se espera dos estudantes: as atividades do Mentalidades Matemáticas adotam um piso baixo e um teto alto. Isso significa que são abertas, ou seja, todos podem se envolver independente do seu conhecimento prévio. Ao mesmo tempo, essas atividades podem se expandir até níveis mais altos, desafiando os estudantes e comunicando a eles que é possível aprender mais.

Discurso aliado

Mas além da importância das atividades práticas, motivar os estudantes passa pelo discurso. No livro Mente sem barreiras, Jo Boaler, criadora do Mentalidades Matemáticas, fala sobre o valor de evitar crenças limitantes. Pode parecer pouco, mas realmente acreditar que somos capazes faz a diferença em relação à aprendizagem. No livro, a professora cita até uma pesquisa que mostra que quem se exercita acreditando que a prática faz bem, tem melhores resultados no treino. 

E que tal criar um ambiente na sala de aula em que os alunos possam se lembrar constantemente sobre a importância de crer em si mesmo, que errar não é um problema e que aspectos como a curiosidade e a criatividade são mais valiosos para aprender matemática do que decorar fórmulas? No Youcubed, você encontra pôsteres que trazem todas essas informações, que vão ao encontro dos preceitos do Mentalidades Matemáticas. Veja algumas opções a seguir:

Pôster Mentalidades Matemáticas

Pôster Mentalidades Matemáticas

Pôster Mentalidades Matemáticas

Baixe os pôsteres aqui.

O incentivo faz a diferença

Professores já relataram que adotar esse discurso motivacional traz bons resultados para os seus alunos. E mesmo para quem ensina a distância, é possível fazer uso de recursos visuais em prol do incentivo. A professora Annaly Schewtschik, por exemplo, que dá aulas de matemática em um programa educativo na TV, criou um avatar próprio que sempre carrega uma mensagem motivacional. A medida contribui com a conexão com os alunos e faz com que se lembrem que todos podem aprender.

Ensino com propósito

Para chegar à criação do Mentalidades Matemáticas como uma abordagem de ensino, Jo Boaler e sua equipe, da Universidade de Stanford (EUA), realizaram diversas pesquisas para entender como o cérebro se comporta em relação à aprendizagem. O papel da motivação foi alvo desses estudos, e foi revelado que quando os alunos se interessam pelo conteúdo das aulas, eles se motivam e o desempenho melhora. Decore sua sala de aula deixando a turma mais engajada, aposte em atividades abertas e visuais e quebre os mitos que ainda cercam as aulas de matemática. Aproximar os alunos da disciplina e fazer com que se encantem por ela (como nós!) é um caminho possível!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *