Nova Escola e MM: dicas para apoiar os alunos

School photo created by freepik - www.freepik.com

Os assinantes da Nova Escola, uma das marcas mais reconhecidas por professores da educação básica do Brasil, têm agora à disposição uma série de conteúdos para explorar mais a matemática com os seus alunos. Em parceria com o Mentalidades Matemáticas, foram ao ar no portal educativo matérias exclusivas que reúnem ideias práticas para apoiar e engajar os estudantes mesmo no ensino a distância.

Produzidas pela repórter Dimalice Nunes, as reportagens trazem entrevistas com pesquisadoras do programa MM e mostram que é possível fazer das aulas online um momento realmente produtivo (e até divertido!). Os conteúdos ainda contam com ilustrações de Yasmin Dias. Saiba mais a seguir.

Série Mentalidades Matemáticas e Nova Escola

<a href='https://www.freepik.com/photos/school'>School photo created by DCStudio - www.freepik.com</a>
Imagem: Freepik

Sugestões para o ensino remoto

Uma dificuldade comum dos professores de matemática com o novo cenário das aulas online ou em formato híbrido é o acesso aos alunos. Como propor atividades que se adequem a esse modelo e saber que os estudantes entenderam o conteúdo? A primeira matéria da Nova Escola em parceria com o Mentalidades Matemáticas traz algumas sugestões.

Junto com outros educadores, as pesquisadoras do programa Laís de Almeida, Marina França e Patrícia Barreto, do Instituto Sidarta, levantam ideias que os professores podem colocar em prática no ensino remoto. As sugestões ainda seguem uma das principais premissas de MM, que é trazer a matemática para o cotidiano. Pode apostar: até o celular pode passar de vilão a aliado da aprendizagem! Leia e descubra como.

BNCC e a matemática na reta final do fundamental

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) também mostra que a matemática pode se aproximar do contexto cotidiano, tornando a aprendizagem mais significativa. Além disso, a disciplina no documento trata da importância da investigação e busca de informações para a construção de argumentos.

Ideias para trabalhar esses conceitos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental você encontra nesta matéria da Nova Escola em parceria com o Mentalidades Matemáticas. Para cada ano, estão elencadas as principais habilidades para desenvolver com os alunos e como trabalhá-las. As pesquisadoras de MM Laís de Almeida e Patrícia Barreto também trouxeram suas contribuições.

Como apoiar os alunos a distância

Como um complemento ao primeiro conteúdo, esta matéria reúne medidas elencadas por pesquisadoras de MM e professores de matemática do time da Nova Escola para que, no ensino remoto, os educadores possam oferecer apoio aos alunos na resolução de problemas matemáticos.

São 14 estratégias de especialistas que aumentam a probabilidade de ir mais longe nas aulas, mesmo sem os recursos presenciais. Aparelhos eletrônicos e plataformas digitais podem ser de grande valia nesse cenário, e nem os trabalhos em grupo devem ficar de fora. Adaptando, é possível ajudar todo mundo a aprender!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *