Mudando a Mentalidade

Você já ouviu falar em “mentalidade fixa” e “mentalidade de crescimento”? Saiba mais abaixo:

Mentalidade fixa x Mentalidade de crescimento

Descobertas recentes mostraram que todas as pessoas têm uma crença sobre seu modo de aprender. De acordo com Carol Dweck, psicóloga americana e professora da Universidade de Stanford, as pessoas com mentalidade de crescimento, por exemplo, são aquelas que acreditam que a inteligência aumenta com trabalho árduo, ao passo que aquelas com mentalidade fixa acreditam que você pode aprender coisas, mas não pode mudar seu nível básico de inteligência. 

Quando as pessoas mudam sua mentalidade e passam a acreditar que podem aprender em níveis mais altos, elas alteram suas rotas de aprendizagem e aumentam o nível de suas realizações. Por meio da mudança de mentalidade perante a matemática aliado à mudança de crenças do que significa ser bom na disciplina, criamos oportunidades verdadeiras para a investigação dos alunos de conteúdos mais profundos.

“Se você tem uma mentalidade de crescimento, acredita que pode aprender qualquer coisa. A mentalidade fixa significa que duvida sobre o que pode aprender e não acredita que pode aprender e melhorar. Essa ideia era necessária à matemática mais do que em qualquer outra matéria, muitas pessoas pensam que não podem fazer contas porque não têm um ‘cérebro matemático’”, explica Jo Boaler. 

Na mentalidade de crescimento, os erros nos fazem crescer, nos tiram da zona conforto. Como diz Jo Boaler, “erros fazem nosso cérebro mais ativo, a dificuldade é boa, incentiva o esforço e produz mais conexões no cérebro”.

Quer saber mais sobre o assunto?

Separamos um PDF com tudo que você precisa

Veja também