O problema do sanduíche

22 de março

Fonte: Twitter

De tempos em tempos, um velho debate bobo volta à tona no Twitter, a rede social dos debates bobos: qual o jeito certo de cortar o sanduíche? Fãs do triângulo justificam a preferência. Do outro lado, adeptos do retângulo fundamentam sua escolha. Geralmente, os argumentos estão mais relacionados ao conforto visual do que a qualquer outra coisa. Um deles chamou a atenção deste curioso da matemática que vos escreve.

Um altruísta tuiteiro digitou algo parecido com: “prefiro cortar na diagonal porque assim eu e meu parceiro ficamos com mais sanduíche 😋”. Outros tuiteiros prontamente concordaram com o argumento do rapaz, e eu logo quis recorrer à matemática para entender se ele estava certo ou errado. Ou certo e errado. Nunca se sabe. Porém, me deparei com um pequeno problema: nem as promessas a São Longuinho deram conta de me fazer lembrar como se calcula a área do triângulo… Sei que aprendi isso lá no ensino fundamental. Aprendi? Enfim. Os problemas existem para serem solucionados.

Confesso que fiquei tentado a recorrer ao “OK Google”. Área do triângulo”, mas isso seria pedir ao computador para resolver o meu dilema. Injusto. Além disso, o site de buscas não iria me ensinar, mas apenas mostrar a fórmula para que eu decorasse ou voltasse a buscar numa próxima falha de memória. Eu sabia que era capaz, e era apenas uma questão de colocar o meu cérebro para trabalhar. Pensei, pensei… e cheguei à resposta. A melhor parte foi a sensação de superação e conquista por ter acreditado no meu potencial, e ainda por cima já sei responder se o tuiteiro estava certo, errado ou certo e errado.

A essa altura, espero que você, leitor(a), tenha entendido que o exercício é justamente chegar à solução sem memorizações ou respostas dadas. Lamento, esse texto não dará a resposta sobre o dilema do sanduíche. Mas vou dar a você a chance de descobrir por conta própria, e garanto que as tentativas serão divertidas.

Dica: faça desenhos utilizando essa ferramenta do GeoGebra ou essa extensão do Google Chrome do Geoboard.(Já falamos sobre essas ferramentas nas nossas redes sociais, se lembram?) Experimente desafiar os seus alunos. Use a criatividade. Trabalha, cérebro! Depois, volta aqui nos comentários para conversarmos sobre tudo isso enquanto dividimos um sanduíche… ao meio.

Reprodução da ferramenta Geoboard Paper, no Geogebra

Bônus: aqui e aqui há bons argumentos para que você, fã do corte triangular, defenda a sua escolha. O conteúdo está em inglês, mas basta você ir até os três pontinhos lá em cima e depois clicar em Traduzir. Caso esteja no computador, clica com o botão direito em qualquer lugar na tela, e em seguida vai em Traduzir para o português.
Veja também outras atividades, que trabalham o conceito de área, disponíveis aqui.