Primeiro Desafio Brasileiro de Mentalidades Matemáticas

07 de março

Contexto

Desde que lançamos a Rede MM em 2020, notamos um padrão: a construção de uma grande comunidade de aprendizagem que compartilha experiências de salas de aula, trabalha em conjunto em atividades matemáticas, oferece encorajamento mútuo e compartilha estratégias para que possamos aprender  juntos.

Sentimos, então, a necessidade de criar uma ferramenta para aumentar a colaboração entre todas as células de MM pelo Brasil, um espaço seguro que nos possibilite sempre continuar crescendo e nos fortalecendo — criamos então a Plataforma da Rede MM no Moodle. Lá estamos construindo um banco de recursos, com textos, atividades, fóruns de debates etc, com a nossa cara, desenvolvidos pelos professores e professoras de todo Brasil. Se você ainda não faz parte da Rede, inscreva-se agora! É gratuito! 

Primeiro Desafio Mentalidades Matemáticas

Lançado em setembro de 2021, o objetivo era, em grupos, desenvolver ou adaptar atividades de Mentalidades Matemáticas em colaboração com outros membros da Rede, e, por meio dessas trocas, aprender muito e se divertir bastante!

O tema escolhido para o primeiro desafio foi: Senso Numérico. (Para saber mais sobre Senso Numérico, acesse o artigo “Fluência sem medo” e o vídeo “O que é senso numérico?”.)

Os grupos deveriam pensar em atividades que ajudassem os (as) estudantes a desenvolverem ou aprofundarem seu senso numérico. Foram sugeridas como referências as atividades: Quão Perto de 100? e Corrida ao 100, deixando claro que os grupos não deveriam ficar presos a elas, e que poderiam adaptar outras atividades ou criar uma original.

O Desafio

O Primeiro Desafio de Mentalidades Matemáticas foi aberto somente para membros das células e contou com mais de 50 participantes espalhados pelo Brasil. 

O Desafio foi dividido em etapas que incluíram desde o cadastro dos participantes na Plataforma da Rede MM no Moodle, com suporte da Equipe MM, um momento dedicado à familiarização com a plataforma e espaços para sugestões e devolutivas síncronas durante um encontro das células e assíncronas via Moodle.  Jack Dieckmann, diretor de pesquisa do youcubed, acompanhou e participou de todo processo do desafio, oferecendo sugestões e devolutivas para todos os grupos participantes.

Os grupos tiveram ainda a oportunidade de fazer alterações nas atividades que haviam criado/adaptado caso desejassem.

Ao todo, 17 atividades foram submetidas e assim demos início ao nosso Banco de recursos Brasileiros de Mentalidades Matemáticas

As atividades selecionadas serão publicadas aqui no nosso site. Fique de olho! 

As primeiras atividades, junto com um plano de aula proposto e até relatos das produções dos alunos já estão disponíveis aqui.

Em breve, um novo desafio será lançado. Venha fazer parte dessa comunidade de aprendizagem que leva uma matemática mais aberta, criativa, visual e equitativa para todo mundo! 

Já fica aqui a dica para aplicar essas atividades no dia da matemática, que está logo aí!