O Programa Mentalidades Matemáticas


Convida professores, alunos e pais a vivenciarem e investigarem a Matemática de forma aberta, visual e criativa.

Quem somos?

Nossos pilares

FUNDAMENTAÇÃO

Tradução e publicação de livros, estudos de caso e artigos para fomentar a formação dos professores.

TROPICALIZAÇÃO

Implementação e adequação de programas piloto em escolas brasileiras.

EXPANSÃO

Estruturação de alicerces para expandir o programa.

COMUNICAÇÃO

Disseminação de novas descobertas sobre o aprendizado, tornando-as mais acessíveis.

Somos muitos!

140 países

Acompanham nossas ideias

09 eventos

Promovidos no Brasil

30 milhões

Alunos impactos

Conheça os

IDEALIZADORES DO PROGRAMA

Realização

Instituto Sidarta

Fundado em 1998, o Instituto Sidarta é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo contribuir para alterar as políticas públicas educacionais, desenvolvendo pesquisas, realizando projetos, implementando e disseminando ações que promovam uma educação para a equidade, sempre alinhada a três princípios: Teorias não substituem a Experiência de Vida; Sabedoria é reconhecer a Unidade que existe na Diversidade; É essencial estimular a consciência do Serviço à Sociedade.

Mentoria

Jo Boaler

Professora de Educação Matemática na Universidade de Stanford e diretora acadêmica do YouCubed, primeiro Curso Online Aberto e Massivo (MOOC) de ensino e aprendizado de matemática. Premiada com excelência pela Fundação Marie Curie, atuou como professora de matemática em escolas secundárias londrinas e como pesquisadora na King’s College, em Londres. É também autora de nove livros, incluindo o best-seller: Mentalidades Matemáticas - estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador.

Mentoria

Cathy Williams

Cofundadora e Diretora Executiva do YouCubed. No passado, Cathy foi diretora de matemática de ensino básico no distrito escolar Vista Unified, onde sua série de capacitação profissional recebeu o prêmio Golden Bell, agraciado pelo estado da Califórnia. Sua série de capacitação profissional, Algebraic Reasoning Through Inquiry (ARTI) forneceu apoio a muitos professores distritais no condado de San Diego. Durante a época em que esteve no Departamento do Condado, Cathy atuou como coordenadora principal da primeira geração da série de capacitação profissional Early Assessment Program (EAP) do Estado da Califórnia.

Mentoria

Jack Dieckmann

Jack Dieckmann é diretor de pesquisa do Centro de Estudos de Matemática YouCubed, fundado pela professora Jo Boaler, da Universidade de Stanford. Nesta função, Dieckmann trabalha com pesquisa escolar para documentar os efeitos das intervenções do YouCubed em aprendizagens, atitudes e desempenhos de alunos e professores de todo o país, além do Brasil, Chile e Escócia.

Antes de ingressar no YouCubed, Jack trabalhou na SCALE, centro de Stanford concentrado em avaliações equitativas, especialmente em avaliações de desempenho. Em 2009, Dieckmann recebeu seu PhD em educação matemática pela Universidade de Stanford, sob a orientação de Linda Darling-Hammond e Jo Boaler. Além disso, nos últimos 15 anos, lecionou no Programa de Formação de Professores de Stanford (STEP).

Em 2018, o pesquisador representou o YouCubed em palestra no I Seminário de Mentalidades Matemáticas, em São Paulo. Em 2019, retornou ao Brasil para uma estadia prolongada no Colégio Sidarta (Cotia, SP) como professor e pesquisador de ensino de matemática. Entre as atividades de sua residência estão: observações de sala de aula, treinamento instrutivo, entrevista a professores e realização de oficinas de estúdio de design para equipes de professores de matemática locais.

Conheça nossos

PARCEIROS

Itaú Social

O Itaú Social desenvolve, implementa e compartilha tecnologias sociais para contribuir com a melhoria da educação pública brasileira. Sua atuação está pautada no desenvolvimento de projetos sociais, no fomento a organizações da sociedade civil e na realização de pesquisas e avaliações. A trajetória do Itaú Social começa em 1993, quando o Banco Itaú criou o Programa de Ação Comunitária (posteriormente Programa Itaú Social). Sete anos depois, em 2000, o projeto ganhou maior amplitude com a instituição do Itaú Social, contribuindo para o desafio de garantir os direitos de crianças e adolescentes por meio da educação.