Reportagem sobre Mentalidades Matemáticas ganha prêmio de jornalismo

09 de novembro de 2020

Atualizado em: 04/01/2024

Matéria da Folha de S.Paulo destaca abordagem de ensino e resultados em escola estadual

Apresentar a matemática de forma interessante e atraente para o público é uma tarefa que exige dedicação e criatividade não só para professores como também para jornalistas. Ainda temida por muitos, a disciplina normalmente não está entre as favoritas dos repórteres. Derrubar este estigma, estimular e premiar matérias de excelência sobre matemática e ciência para aproximar esses temas da sociedade são os objetivos do Prêmio IMPA-SBM de Jornalismo, que anunciou na última quarta-feira (4) os vencedores da edição 2020. E entre os premiados está uma reportagem da Folha S.Paulo sobre o Programa Mentalidades Matemáticas. A matéria “Abordagem faz desempenho em matemática de escola estadual decolar”, do jornalista Gabriel Alves, conquistou em terceiro lugar na categoria “Matemática”. No total, 227 matérias se inscreveram na disputa.

O trabalho mostra os resultados do Programa Mentalidades Matemáticas na Escola Estadual Henrique Dumont Villares, em São Paulo (SP). O colégio atua com a abordagem de ensino há três anos, e seu desempenho no Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) subiu em 2017 e 2018, como já contamos aqui no blog.

Em 2016, apenas 16,7% dos alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental tinham desempenho considerado avançado, em 2017 a metodologia passou a ser a aplicada e em 2018 o índice foi alcançado por 51% dos alunos. A abordagem foi implementada em 2018 também no quarto e quinto ano. Os alunos do quinto ano também melhoraram: de 30,7% em 2017 para 42,8% de desempenho avançado em 2018″, mostra a Folha.

Além dos dados do Saresp, das entrevistas com professores da escola e do Instituto Sidarta, o material premiado traz fotos, ilustrações, exemplos de atividades e de formas de resolver exercícios características do Mentalidades Matemáticas, enfatizando a flexibilidade e a visualização.

‘Tem muito sentido usar recursos visuais para fazer conexões com o mundo real’, diz repórter

No desafio de apresentar a matemática a um público não-especializado, o repórter Gabriel Alves considera primordial comunicar de maneira clara a compreensão do que se está demonstrando. “A capacidade de simplificar a linguagem mantendo a alma do conteúdo é o que faz uma matéria gerar impacto, interesse e curiosidade”, disse Alves, que é bacharel em Matemática pelo IME-USP e já havia ganhado o Prêmio IMPA-SBM de Jornalismo outras duas vezes. “No fundo, são camadas de complexidade.”

Essa maneira de comunicar temas complexos não é muito diferente de como a abordagem Mentalidades Matemáticas engaja os alunos. A partir de exemplos do cotidiano, como bolas de sorvete, estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental começam a misturar sabores para ter suas primeiras noções de análise combinatória, a princípio sem ver nenhuma fórmula.

“O leitor geralmente não está tão acostumado com esse tipo de linguagem, e não é todo mundo que tem a sorte de perceber beleza na matemática pura e simples”, afirmou Alves. “Por isso, tem muito sentido usar recursos visuais para fazer conexões com o mundo real; os modelos matemáticos são assim”.

O anúncio dos vencedores do Prêmio IMPA-SBM de Jornalismo foi feito pelo diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Marcelo Viana, e pelo presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Paolo Piccione, numa live no Instagram, na quarta-feira (4). 

Além da Folha, foram premiados na categoria “Matemática” a Revista Superinteressante, com a reportagem “A Matemática foi descoberta ou inventada? (1º lugar), e o Fantástico, TV Globo, com a matéria “Medalhistas da Olimpíada de Matemática temem futuro dos estudos com corte de bolsa” (2º lugar). Na categoria “Divulgação Científica”, os vencedores foram “A primeira imagem de um buraco negro”, da GloboNews (1º lugar); “Brasil, o país dos raios”, da Superinteressante (2º lugar); e “A ciência da vida eterna”, da Revista Galileu (3º lugar). 

Nos dias 17 e 19 de novembro, os vencedores estarão reunidos em webinários transmitidos pelo YouTube do IMPA a partir das 11h. Eles vão contar os desafios para fazer as reportagens e os bastidores do trabalho jornalístico.


Mentalidades Matemáticas

    Cadastre-se para aproveitar todos os nossos conteúdos gratuitos!

    *Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com meus interesses e afirmo estar de acordo com a Política de Privacidade.
    **Você poderá alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.
    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    Mentalidades Matemáticas

      Cadastre-se para aproveitar todos os nossos conteúdos gratuitos!

      *Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com meus interesses e afirmo estar de acordo com a Política de Privacidade.
      **Você poderá alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.
      Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

      Mentalidades Matemáticas

        Cadastre-se para aproveitar todos os nossos conteúdos gratuitos!

        *Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com meus interesses e afirmo estar de acordo com a Política de Privacidade.
        **Você poderá alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.
        Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.