Veja como foi o TEDTalk de Jo Boaler no Brasil 

Foto do evento tedx

A educadora falou sobre os desafios de ser mulher na matemática e trouxe lições inspiradoras

Difundido em várias partes do mundo, o programa Mentalidades Matemáticas tem sua eficácia comprovada por relatos e estudos. Mas a sua criadora, a matemática Jo Boaler, nem sempre teve sucesso com suas ideias. Já foi, inclusive, desacreditada pelos próprios colegas de profissão. Essa foi uma das revelações que a educadora fez durante sua participação no TEDx realizado em São Paulo, em setembro de 2019. Em seu TEDTalk, Jo Boaler contou como venceu as dificuldades e o que aprendeu com tudo isso. E nós, também, podemos aprender. Veja a seguir algumas lições que a educadora nos trouxe em sua palestra:

Jo Boaler TEDTalk: “O desafio de ser uma matemática”

Se necessário, tire um tempo para si

Jo Boaler abriu seu TEDTalk contando como seu trabalho na educação desagradou colegas de profissão, mais precisamente matemáticos brancos. “Ao expandir a matemática, tornando-a mais criativa e visual e transmitindo diversas mensagens aos alunos, os resultados fomentam a equidade. Mas nem todos querem ouvir essas mensagens”, disse a educadora fazendo referência ao Mentalidades Matemáticas.

Jo chegou até mesmo a ser acusada de improbidade acadêmica, alegações desmentidas pela Universidade de Stanford, que investigou o caso. Após as acusações, contudo, a matemática optou por passar um período reclusa e retornou ao seu país, a Inglaterra. Foi apenas três anos mais tarde que ela regressou à Stanford. 

Compartilhe suas ideias

De volta à Califórnia, a educadora decidiu relatar na internet tudo o que tinha acontecido com ela. Para sua surpresa, viu seu depoimento viralizar – a história, inclusive, chegou a ser o assunto sobre educação mais tuitado daquele fim de semana. Ela foi contatada por muitas pessoas e, ainda, passou a receber mensagens de cientistas mulheres relatando casos de bullying acadêmico. Embora essas situações mostrem que ainda existe um longo caminho rumo à equidade de gênero, elas também provam que quando compartilhamos histórias, inclusive as difíceis, podemos nos conectar com outras pessoas. Ao dividir suas vivências, Jo Boaler recebeu muito apoio, criou conexões significativas e pôde disseminar as ideias do YouCubed com mais gente mundo afora.

Destrave seu potencial de aprendizagem

Jo Boaler também apresentou em seu TEDTalk as seis chaves que aborda em seu livro Mente sem Barreiras para destravar o potencial de aprendizagem. Com base em estudos sobre plasticidade cerebral, a educadora elencou dicas práticas que podem transformar nosso cérebro. Você sabia, por exemplo, que uma pesquisa mostrou que quem pratica exercícios acreditando que eles fazem bem à saúde consegue melhores resultados? Pois esta é uma das chaves: acreditar em si mesmo. 

Assista o TEDTalk de Jo Boaler no Brasil e conheça todas as chaves que podem transformar sua capacidade de aprender. Além da sala de aula e dos livros, os educadores têm muito a nos ensinar, inclusive com suas experiências e lições de vida.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *