Webinar debate formas inovadoras para aplicar a BNCC nas aulas de matemática

Jack Dieckmann, Maitê Salinas, Henrique Martins e Natan Onoda mostram estratégias do programa Mentalidades Matemáticas

A Base Nacional Curricular Comum (BNCC), aprovada em 2016, reorganizou toda a maneira de ensinar matemática nas escolas brasileiras, valorizando a reflexão e a progressão na compreensão da disciplina. Mas como ajudar os professores a superar as metodologias tradicionais e colocar em prática o novo currículo? Os desafios da implementação na sala de aula e caminhos para resolvê-los são o tema do webinar “Mentalidades Matemáticas e a BNCC”, na quinta-feira (12), às 17h, na página do Facebook e no YouTube do Mentalidades Matemáticas.

Jack Dieckmann, diretor do Centro de Pesquisa Youcubed da Universidade Stanford, receberá Maitê Salinas, formadora do Mentalidades Matemáticas (MM), Henrique Martins, professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e o professor de matemática Natan Onoda. Eles irão abordar as mudanças da BNCC para a matemática e como a abordagem Mentalidades Matemáticas pode ajudar os professores com as exigências do novo currículo. 

“Vamos mostrar como, dentro do Programa Mentalidades Matemáticas, construímos o currículo aliando as grandes ideias à Base Nacional Curricular Comum”, diz Maitê Salinas. “Vamos focar bastante na análise que fizemos da BNCC, para refletir sobre o que de fato é significativo na aprendizagem e como fazer adaptações.”

O webinar faz parte da série “Multiplicando Saberes”, promovida pelo Instituto Sidarta em parceria com o Itaú Social e apoio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Desde julho, Jack Dieckmann, acompanhado de profissionais do Mentalidades Matemáticas no Brasil, tem apresentado evidências da abordagem e práticas de salas de aula. 

Para abordar a relação entre a BNCC e o Mentalidades Matemáticas, Dieckmann e Martins vão trazer elementos teóricos da abordagem com pesquisas que mostram o impacto para os alunos e o desenvolvimento dos estudantes a partir do aprendizado uma matemática aberta, visual e criativa. Maitê e Onoda vão contar as experiências e estratégias em sala de aula, com exemplos práticos para aplicar a BNCC dentro das perspectivas do MM.  

Além de poder fazer perguntas e comentários, os participantes vão interagir com os palestrantes com exercícios que serão propostos ao vivo. O encontro será uma oportunidade para professores conhecerem formas inovadoras de aplicar a BNCC na sala de aula. O webinário “Mentalidades Matemáticas e a BNCC” será transmitido na quinta-feira (12), às 17h, na página do Facebook e no YouTube do Mentalidades Matemáticas. Não perca!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *