Plataforma Youcubed disponibiliza, gratuitamente, conteúdos para ensinar matemática de forma criativa

Incentivar professores, pais e alunos a praticar matemática de forma aberta, criativa e visual é a proposta do Youcubed, plataforma online em português de divulgação do programa Mentalidades Matemáticas para o Brasil e outros países de língua portuguesa. Nela é possível encontrar vídeos, artigos, atividades e jogos sobre a abordagem inovadora baseados em pesquisas de neurociência.

O site original, em inglês, foi desenvolvido pelas professoras de educação matemática da Universidade de Stanford (EUA) Cathy Williams e Jo Boaler, idealizadora do Mentalidades Matemáticas. A plataforma já teve mais de 38 milhões de visualizações. O Instituto Sidarta fez a primeira tradução para outro idioma (português) e disponibiliza o conteúdo gratuitamente.

Resultados na prática

O Youcubed já impactou 230 milhões de pessoas em 140 países pela internet. Os resultados do uso da programa com alunos em sala de aula mostram um desempenho 50% melhor em exames de matemática, além de aumentar o engajamento e a autonomia dos alunos.

No site, é possível conhecer os principais elementos da abordagem, como a liberdade matemática, senso numérico, mentalidade de crescimento, neurociência, entre outros. A seção Atividades está repleta de desafios e pôsteres que podem ser utilizados em sala de aula, além de sugestões de aplicativos e jogos. Há também artigos e pesquisas científicas desenvolvidos pelo projeto.

“As atividades do Youcubed são apresentadas de forma bem mais ampla, de uma maneira que não conseguimos encontrar nos livros didáticos. Elas abrem espaço para uma matemática visual, que incentiva a criatividade dos alunos na solução de desafios matemáticos”, afirma Maitê Fracassi, professora do Colégio Sidarta, escola de aplicação do Instituto Sidarta.

Os impactos do Youcubed no Brasil

O Instituto Sidarta tem aplicado a abordagem Mentalidades Matemáticas com sucesso no Colégio Sidarta e na Escola Estadual Henrique Dumont Villares, no Jaguaré (SP), que já apresenta significativa evolução no Saresp após dois anos de prática.

O Youcubed contém ainda dezenas de aulas e palestras de Jo Boaler, criadora do primeiro Curso Online Aberto e Massivo (MOOC) de ensino e aprendizado de matemática nos EUA e autora de nove livros, entre eles a coleção sobre Mentalidades Matemáticas (publicada no Brasil pelo Instituto Sidarta e pela Editora Penso). Com base em anos de pesquisa em educação e neurociência, as obras propõem uma abordagem inovadora e criativa para o ensino da disciplina, demonstrando que qualquer pessoa é capaz de aprendê-la em altos níveis.

O site utiliza as pesquisas mais recentes sobre a relação entre o cérebro e a aprendizagem em matemática. Os estudos sobre os mecanismos neurais do psicólogo Jason Moser, por exemplo, apontam que errar um cálculo também ativa sinapses. Moser ressalta o poder do erro no aprendizado, pois o aluno perde o medo de falhar e tem vontade de persistir, enxergando que errar é um caminho para o conhecimento.

<a href='https://www.freepik.com/free-photos-vectors/background'>Background vector created by rawpixel.com - www.freepik.com</a>
Imagem: Freepik

Essas pesquisas afirmam que todos podem aprender conteúdo de alta complexidade e, quando estimulado em seus diferentes campos, o cérebro amplia sua conectividade. Com o Brasil entre os dez últimos colocados no ranking de matemática do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), o Youcubed é uma ferramenta capaz de contribuir para o ensino do país e transformar a relação de professores e alunos com a disciplina.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

3 Comentários

  • Muito interessante e motivador aprender / ensinar matemática com diferentes possibilidades e diferenciação contribui muito na aprendizagem dos alunos.
    Vocês são demaissssss

  • Novidades de estudos e práticas novas para o ensino da matemática, favor enviar para o meu e-mail.

  • Quero muito receber material.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *