Brincadeiras matemáticas para entreter crianças em tempos de coronavírus

Reportagem da Agência Brasil destaca exercícios do Youcubed entre as opções criativas e disponíveis online

Ficar em casa e só sair quando necessário é umas das principais recomendações no combate à pandemia do coronavírus. Escolas, lojas, academias, restaurantes e clubes foram fechados em São Paulo e em muitas cidades do Brasil. O home office foi adotado por empresas dos mais variados setores. Um cenário de fim de semana agora faz parte da rotina diária. Com as aulas suspensas, muitos pais estão em busca de atividades para entreter as crianças. O site Youcubed propõe atividades de matemáticas criativas para todas as idades. 

Plataforma online de divulgação do Programa Mentalidades Matemáticas, o Youcubed oferece vídeos, artigos, atividades e jogos sobre a abordagem inovadora de ensino baseada em pesquisas de Neurociência. O site original, em inglês, foi desenvolvido pelas professoras de educação matemática da Universidade de Stanford (EUA) Cathy Williams e Jo Boaler. Nos EUA, a plataforma já teve mais de 38 milhões de visualizações e impactou 230 milhões de pessoas em 140 países pela internet.

O Instituto Sidarta fez a primeira primeira tradução para outro idioma (português) e disponibiliza o conteúdo gratuitamente para o Brasil e outros países de língua portuguesa, pelo programa Mentalidades Matemáticas. Em entrevista à Agência Brasil, a presidente do Instituto, Ya Jen Chang, destacou que a plataforma tem atividades para as crianças em sala de aula ou em casa, para ajudar no desenvolvimento de professores e até artigos científicos. “Esse aprendizado da matemática é, na verdade, uma nova abordagem diferenciada da matéria, que traz uma perspectiva de matemática aberta, criativa e visual”, afirmou Ya Jen.

A reportagem “Matemática é aliada para entreter crianças em tempos de coronavírus” apresentou os fundamentos da abordagem e explicou suas contribuições para o ensino. Para Ya Jen, parte da deficiência dos alunos no domínio da matemática se deve à maneira como a disciplina é ensinada frequentemente, que “causa traumas” e deixa em muitos a sensação de que a matéria não é para elas. “Esse é um dos primeiros mitos da matemática”, pois a matemática é inerente ao ser humano. Um conceito equivocado é que a pessoa que faz contas rápido é mais inteligente. A rapidez não tem nada a ver com a capacidade matemática. O que se busca é a profundidade”, disse.

 Vídeos, artigos e exercícios: Youcubed tem atividades para toda a família

Sugerimos o vídeo da palestra “Mentalidades Matemáticas, em que Jo Boaler explica os princípios do programa, como a diferença entre mentalidade fixa e mentalidade de crescimento, os benefícios do esforço e matemática visual. 

Também indicamos o artigo “Fluência sem medo”. Com base em pesquisas de neurociência, o texto analisa a prática de memorização da tabuada e defende o fortalecimento do senso numérico das crianças. Nada melhor para estimular essa capacidade do que atividades e jogos matemáticos. Sugerimos abaixo quatro atividades para pais e filhos. Você também pode acessar todas as atividades do site neste link.

E se quiser transformar sua casa em uma sala de aula do Youcubed, estão disponíveis os pôsteres com seus conceitos e mensagens motivacionais para download e impressão. Em tempos de quarentena, é fundamental manter a mente trabalhando e as crianças entretidas. Bons estudos!

Veja as sugestões de atividades do Youcubed:

Bola de sorvete

Nesta atividade são estimuladas a criatividade e organização das combinações para se ter certeza de que não houve repetições. Depois de explorar as possibilidades com alguns sabores, o desafio aumenta e os estudantes são convidados a pensarem em 10 opções de sabores.Indicado para estudantes do 3º ano do ensino fundamental à 3º série do ensino médio. Material: lápis e papel.

Quatro Quatros

Uma folha com 20 quadrados, preenchidos de 1 a 20. O desafio é: “será que você consegue encontrar todos os números entre 1 e 20 usando apenas quatro quatros e qualquer operação?” A atividade demonstra a flexibilidade dos números e como há diferentes maneiras de chegar ao mesmo resultado. Além disso, trabalha com as quatro operações. Indicado para estudantes a partir do 3º ano do ensino fundamental. Material: folha de papel e lápis.

Cartas matemáticas

Ao invés de trabalhar com rapidez de raciocínio e memorização, essa atividade usa o jogo de cartas para desenvolver o senso numérico e multiplicação, sem nenhuma limitação de tempo.

O objetivo da atividade é casar as cartas com a mesma resposta numérica, mostrada em diferentes representações. Essa atividade incentiva o entendimento da multiplicação e outros conceitos matemáticos. Indicada para estudantes do 3º ao 8º ano do ensino fundamental. É preciso imprimir a folha de atividade.

O labirinto das operações

Com o objetivo de trabalhar operações com decimais, os estudantes escolhem os caminhos que querem percorrer deste labirinto e, assim, também escolhem as operações que deverão fazer. O uso da calculadora aqui pode ser diverso: pode ser um recurso para conferir resultados, um recurso extra que pode ser acionado algumas vezes durante o jogo ou outra maneira que você decidir. Material: lápis, calculadora (opcional), folha de atividade com o labirinto. Indicado para estudantes do 5º ao 8º ano do ensino fundamental.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

4 Comentários

  • Muito boa as atividades

  • Excelentes atividades!

  • Parabéns pelo material pedagógico!

  • EXCELENTES ATIVIDADES. PARABÉNS A EQUIPE PEDAGÓGICA.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *