Como o IBOPE mede a audiência da TV?
Foi-se o tempo em que futebol era “coisa de menino”! A Copa do Mundo Feminina de Futebol é um sucesso e os números de 2019 foram impressionantes. Segundo a FIFA, mais de 1 bilhão de pessoas acompanharam a competição, o que fez dessa edição o torneio de futebol de mulheres mais assistido da história.
Os quatro jogos da seleção brasileira ficaram entre as oito partidas mais vistas ao redor do mundo. No Brasil, a responsabilidade de medir a audiência é do Kantar IBOPE. As medições mostraram que, no geral, a audiência aumentou mais do que duas vezes em relação à edição anterior.
Como funciona a medição de audiência do IBOPE?
Pequenos aparelhos são conectados a uma amostra dos televisores presentes em determinada região. Eles identificam o que está sendo transmitido, minuto a minuto, 24 horas por dia. Dá pra saber se a televisão está ligada ou não, se está conectada ao sinal aberto ou à TV paga ou ainda se o usuário está, por exemplo, jogando videogame. Esse grupo fixo de domicílios é acompanhado por até quatro anos e os resultados são os conhecidos “pontos de IBOPE”.
Em 2023, no entanto, a audiência está tendo mais opções para acompanhar a competição. No Brasil, por exemplo, o canal CazéTV é o responsável pelas transmissões de todos os jogos no YouTube. Diferente da TV, o streaming possibilita o acompanhamento da quantidade de dispositivos conectados em tempo real. Ainda na estreia do Brasil, o canal bateu o recorde mundial de audiência de futebol feminino na internet, com 795 mil aparelhos sintonizados.
O Blog MM falou anteriormente sobre outros números relacionados à Copa do Mundo Feminina aqui.