Dicas para o ENEM – Mentalidades Matemáticas

07 de junho

No último dia 10 de maio, foram abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. Terror dos estudantes que querem entrar na faculdade, a prova será aplicada em todo o Brasil nos dias 13 e 20 de novembro e contará com 45 questões de matemática no segundo dia.

Questões que envolvem proporção, funções, equações de primeiro e segundo grau, porcentagem ou probabilidades são as mais comuns na etapa de matemática do exame. Todos esses são assuntos com os quais os candidatos devem ter alguma familiaridade, pois fazem parte do currículo dos ensinos fundamental e médio.

Mas com tantos temas assim, surge a pergunta:

Por onde começar a estudar matemática para o Enem?

Cada estudante tem o seu método de revisão, mas como na matemática os assuntos são complementares, é recomendado que se comece pelos mais fundamentais, como as quatro operações.

Por onde quer que se escolha começar a estudar, é importante que haja constância nos estudos. Quanto antes você começar a revisar os assuntos, maior será o tempo que terá para errar e acertar até entendê-los, de fato, em vez de apenas (tentar) decorar fórmulas.

Antes de seguirmos com esse texto, pare por alguns minutos e observe o gráfico abaixo.

O que você vê? Que perguntas você tem?

A imagem evidencia que, em todo o ano de 2021, o grande pico de pesquisas sobre matemática e Enem, no Google, foram feitas na semana da prova. Não precisa ser um expert em aplicação de exames para saber que deixar para pesquisar os conteúdos na véspera da prova é uma péssima estratégia.
Uma das características que tentamos desenvolver no Mentalidades Matemáticas é a mentalidade de crescimento. De acordo com essa forma de pensar e (principalmente) de agir, os níveis de inteligência do indivíduo tendem a aumentar quando ele se dedica a aprender.

O aprendizado acontece no cérebro por meio de sinapses, sinais elétricos que criam uma espécie de caminho no cérebro. Isso acontece para que se possa retomar o aprendizado daquele ponto, sem desconsiderar tudo o que foi aprendido e nem precisar aprender tudo novamente. Para quem está familiarizado com a linguagem dos games, é uma espécie de check point.

Pesquisas mostram que as pessoas com maior êxito na aprendizagem são aquelas que erram ao longo do processo, mas continuam se esforçando para corrigir esses erros. Ninguém nasce com um cérebro matemático. Ninguém nasce sem um cérebro matemático. Todas as pessoas podem aprender a matemática em altos níveis. Para quem entende isso, a prova do ENEM é apenas mais uma etapa de uma jornada de tentativas, erros e sucesso.

Separamos um vídeo do youcubed que fala sobre o tema para vocês!

Confira também as atividades disponíveis aqui! Você consegue filtrar por ano/série, unidades temáticas e objetos de conhecimento!