Fim do ano? A Copa do Mundo está logo ali!

29 de março

O que acontece a cada quatro anos e deixa o povo brasileiro muito engajado na torcida? Isso mesmo! Hoje o tema é a Copa do Mundo de futebol. Será que dessa vez o tão esperado hexacampeonato vem para o Brasil?

Crédito: Juca Varella/Folha Imagem

Por que a Copa do Mundo de 2022 será no fim do ano?

Em 2022, excepcionalmente, o torneio esportivo acontecerá no fim do ano, entre novembro e dezembro. A medida foi tomada porque nos meses de junho e julho, quando a Copa geralmente acontece, o calor é simplesmente insuportável no Catar, país-sede da competição nesse ano. As temperaturas chegam até 50ºC. Já ligou o ventilador só de pensar, né?

Mas não precisa ficar triste com o adiamento. A bola ainda vai demorar um pouco para rolar nos gramados asiáticos, mas as bolinhas para o sorteio que define os grupos de seleções já estão sendo embaralhadas para o próximo dia 1º de abril (não é mentira!).

Quais são as regras do sorteio da Copa do Mundo?

Seleções de 32 países serão divididas em 4 potes. Para garantir algum equilíbrio na distribuição dos grupos, os potes são preenchidos de acordo com a posição das seleções no ranking da FIFA. O primeiro pote tem a seleção do país anfitrião (Catar) mais as sete melhores ranqueadas. O Brasil estará no primeiro pote, pois ocupa a segunda colocação na tabela. 

Com as regras do sorteio em mãos, é possível brincar com combinatória e probabilidade para entender o que pode e o que não tem como acontecer. Por exemplo, os grupos não podem ter mais do que duas seleções da Europa, porém cada um dos oito grupos precisa ter pelo menos um representante do continente.

Desafio: sabendo que 13 países europeus disputarão a Copa do Mundo em 2022, quantas são as combinações possíveis para a distribuição deles nos oito grupos?

Dica: aqui no site do Mentalidades Matemáticas, você encontra sugestões de atividades que trabalham conceitos de Probabilidade e Estatística. Acesse clicando aqui.

Quais são os números do Brasil em Copas do Mundo?

O Brasil é o único país que esteve em todas as 21 edições da Copa do Mundo. Portanto, é o recordista em participações no campeonato. Além disso, a seleção brasileira é a maior campeã da Copa do Mundo, com cinco títulos. Em 2022, pode ser alcançada por Alemanha ou Itália.

O Brasil já foi sede da Copa do Mundo por duas vezes, em 1950 e em 2014. A mais recente ficou marcada pelo vexame do 7 a 1, então vamos focar em outra curiosidade que relaciona Brasil, copa e números.

Imagem: Pedro Martins / MoWA Press

A Copa de 50 foi a primeira em que os jogadores passaram a ser identificados por números em suas camisas. Você sabia disso?

Como estão as suas expectativas para a Copa do Mundo? Será que a sexta estrela no escudo está próxima? Como só terá jogo em novembro, vamos torcer para que o sorteio coloque a amarelinha num grupo tranquilo. Ainda bem que Argentina e Alemanha também estão no primeiro pote. Ufa!