Matemática nas férias: docentes e estudantes participam de curso inovador em Vespasiano (MG)

Docentes fazem aulas práticas do Mentalidades Matemáticas; abordagem de ensino já impactou 1 milhão de estudantes no Brasil

20 de janeiro de 2023

Atualizado em: 22/12/2023

Docentes e estudantes de escolas municipais de Vespasiano (MG) vão estudar matemática de uma forma diferente nas férias. Entre os dias 23 e 27 de janeiro, 48 docentes vão participar de uma formação prática do Programa Mentalidades Matemáticas. Ao todo, 60 estudantes que vão cursar o 5° ano em 2023 vão ajudar na formação dos docentes, participando de oficinas de matemática. 

Dados do último levantamento do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), compilados pelo centro de pesquisa IEDE (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional) mostram que só 5% dos estudantes brasileiros que terminam o Ensino Médio em escolas públicas alcançam um nível adequado de aprendizado em matemática. O Instituto Sidarta, entidade privada sem fins lucrativos, entendeu que, para ter resultados satisfatórios com os estudantes, era preciso olhar para o docente, especialmente aqueles dedicados aos primeiros anos do Ensino Fundamental.

Kadu Erler participa de atividade do Mentalidades Matemáticas

“A formação teórica e prática dentro do ambiente real de uma sala de aula permite que os participantes em formação vivenciem ao mesmo tempo o papel de docente e aprendiz. É um processo que busca ressignificar o papel do educador para que possamos alavancar a aprendizagem dos nossos jovens brasileiros”, explica Ya Jen Chang, presidente do Instituto Sidarta.

“É preciso romper a narrativa de que a matemática é uma área do conhecimento direcionada a uma parcela específica de estudantes. Para isso, é fundamental levar em consideração que o ensino da disciplina é um desafio no contexto brasileiro, especialmente em relação às desigualdades sociais e educacionais aprofundadas pela pandemia de Covid-19. Repensar novos modelos de ensino que sejam mais atrativos é essencial para tornar a matemática acessível a todas e todos”, destaca Tatiana Bello, gerente de Implementação do Itaú Social, entidade parceira na realização do curso.

Cinco mil docentes já foram formados na abordagem Mentalidades Matemáticas (MM), desenvolvida na Universidade Stanford, para ensinar uma matemática visual, criativa e aberta, impactando a vida de mais de 1 milhão de estudantes em cidades como São Paulo, Cotia (SP) e Itu (SP), Altamira (PA) e Santana do Ipanema (AL).

A trajetória de sucesso de Vespasiano

O trabalho em Vespasiano começou em fevereiro de 2022 com aulas online e presenciais sobre a abordagem Mentalidades Matemáticas. No total, 200 docentes do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal participaram de cursos de formação.

Ao longo do ano, os docentes foram implementando os aprendizados teóricos na sala de aula e os estudantes sentiram as mudanças positivas. “Eu achava que matemática era sozinho. Mas aí eu comecei a trabalhar em grupo, conversando. Foi bom demais! O cérebro começou a criar sinapses”, conta, empolgado, o estudante Kadu Erler, que acaba de completar o 5° ano na Escola Municipal Senhor do Bomfim. 

https://youtube.com/watch?v=khHJfr-5-AA
Confira relatos de estudantes, docentes e funcionários da secretaria de educação de Vespasiano,
além de alguns resultados da aplicação da abordagem Mentalidades Matemáticas.

A importância do erro como parte do aprendizado

O objetivo da abordagem, criada pela professora de educação matemática Jo Boaler, de Stanford, é formar os docentes e estudantes para que não tenham medo da disciplina, para que aceitem o erro como parte do processo de aprendizagem e para que entendam que todos somos capazes de aprender matemática em altos níveis. As atividades do programa mostram uma matemática visual, criativa, aberta, equitativa e colaborativa.   

Em pouco anos de aplicação no Brasil, o Mentalidades Matemáticas já tem resultados expressivos. Em Cotia (SP), um Curso de Férias de 10 dias, realizado com estudantes de 4º e 5º anos, foi responsável por um salto equivalente a 1 ano e 3 meses em escolaridade matemática, calculado pelo desempenho na avaliação MARS (Mathematics Assessment Resource Service). 


Mentalidades Matemáticas

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