O site que usa probabilidade para “ler a sua mente” 😱
Se você é uma pessoa interessada em tecnologia — ou apenas assiste ao Fantástico para se informar nos domingos —, já sabe que as inteligências artificiais são o assunto do momento em 2023. A tecnologia ChatGPT é a mais comentada, pois é gratuita e permite que mesmo a pessoa usuária mais leiga consiga interagir com o robô, por meio de comandos simples.
A novidade, no entanto, não é tããão novidade assim. Há cerca de 15 anos, virou febre na internet brasileira um joguinho interativo em que o computador prometia “ler a mente” da pessoa usuária. Com poucas perguntas, ele conseguia “adivinhar” em quem a pessoa usuária estava pensando. Trata-se do gênio virtual Akinator.
As ferramentas do jogo eram muito mais limitadas do que as das tecnologias atuais, já que não era possível digitar ou falar com o software. O gênio fazia as suas adivinhações utilizando perguntas eliminatórias, como “O seu personagem é uma mulher?”. Cada questão tinha cinco opções de resposta: sim, não, não sei, provavelmente sim e provavelmente não.
Como funciona o Akinator? Ele usa matemática?
As “adivinhações” de Akinator nada mais são do que um um jogo de eliminação e probabilidades. De acordo com o site Olhar Digital, a base de dados utilizada pelo gênio tem mais de 20 milhões de possíveis respostas.
Suponha-se que metade destas são mulheres. Se a resposta para a pergunta “O seu personagem é uma mulher?” for sim, o gênio eliminará 10 milhões de respostas erradas. A pergunta seguinte provavelmente fará referência à profissão da personagem, e aí vão embora mais alguns milhões de possibilidades. E assim sucessivamente até que reste uma opção bastante provável…
O joguinho pode ser uma ótima ferramenta para explorar o conceito de probabilidade na sala de aula. De que maneiras você acha possível reproduzir no off-line a lógica do gênio virtual Akinator?
Para continuar explorando, confira abaixo uma atividade para trabalhar probabilidade, disponível no Youcubed:
Variação:
Em cada rodada, depois de o jogador A desenhar estrelas em seu círculo, determine a probabilidade de o jogador B acabar com mais estrelas do que o jogador A.