Inscreva-se na palestra “O que professores que ensinam matemática precisam saber? Um conjunto básico de práticas de Mentalidades Matemáticas”

27 de julho de 2021

Atualizado em: 22/12/2023

A Unidade Acadêmica de Matemática e Tecnologia, da Universidade Federal do Catalão, promove palestra sobre Mentalidades Matemáticas em parceria com o Instituto Sidarta. O bate-papo sobre “O que professores que ensinam matemática precisam saber? Um conjunto básico de práticas de Mentalidades Matemáticas” será no dia 03 de agosto, às 19h, e contará com a participação de Jack Dieckmann, da Universidade de Stanford e Henrique Marins de Carvalho, do Instituto Federal de São Paulo. A mediação será de Fernando da Costa Barbosa, da UFCAT.

Dentre os assuntos abordados, estão:

  • Representações: os registros da prática profissional na forma de planos de aula, gravações em vídeo de situações de sala de aula, dentre outras.
  • Decomposições: a prática docente é uma atividade complexa, mas há partes componentes que são enfatizadas na formação profissional do iniciante.
  • Aproximações: as estratégias de ensino e treinamento oferecem cenários que simulam o ambiente real da prática, com nível de dificuldade crescente.

O que o Mentalidades Matemáticas tem a dizer sobre isso? A abordagem MM tem como alguns princípios a ideia de mentalidade de crescimento, as múltiplas representações, argumentação com recursos visuais, a importância do desafio e esforço combinados, as práticas matemáticas colaborativas e as estratégias de avaliação para a aprendizagem. Cada uma dessas práticas pode apoiar a formação inicial docente, como um conjunto básico de saberes teóricos e práticos da profissão.

O documento denominado Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação) apresenta uma lista de competências gerais e específicas para a formação inicial de docentes para a Educação Básica. Procuramos identificar conexões conceituais e de terminologias com as práticas de MM, com sugestões para seu desenvolvimento e aperfeiçoamento.

A interpretação de consonâncias no documento normativo e nas propostas de formação de professores como as desenvolvidas por Deborah Ball e sua equipe serão ilustrados com exemplos de práticas docentes que aprimoram o trabalho docente, fundamentais para apoiar o desenvolvimento social, emocional e intelectual dos estudantes.

Evento

: Canal do IMTec/UFCAT no YouTube

03 de Agosto 2021 às 19:00

Inscrição: https://forms.gle/Tjbbvftzjbua9AEx6


Mentalidades Matemáticas

    Cadastre-se para aproveitar todos os nossos conteúdos gratuitos!

    *Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com meus interesses e afirmo estar de acordo com a Política de Privacidade.
    **Você poderá alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.
    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    Mentalidades Matemáticas

      Cadastre-se para aproveitar todos os nossos conteúdos gratuitos!

      *Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com meus interesses e afirmo estar de acordo com a Política de Privacidade.
      **Você poderá alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.
      Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

      Mentalidades Matemáticas

        Cadastre-se para aproveitar todos os nossos conteúdos gratuitos!

        *Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com meus interesses e afirmo estar de acordo com a Política de Privacidade.
        **Você poderá alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.
        Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.