Matemática da janela: uma atividade educativa para fazer em casa

21 de maio de 2021

Atualizado em: 22/12/2023

Enquanto manter o distanciamento e evitar aglomerações ainda são medidas necessárias para conter o avanço do novo coronavírus, é possível treinar matemática (e, de quebra, se divertir) dentro de casa. Aqui no blog do Mentalidades Matemáticas você já viu várias sugestões para estimular essas atividades, como jogos de tabuleiro, com dados e passatempos em família. E hoje você aprende uma nova sugestão do time do Youcubed, a atividade “O que está acontecendo lá fora?”.

A dica é da Montse Cordero e envolve uma prática comum do dia a dia, que tem se tornado ainda mais habitual desde o início da pandemia: olhar pela janela. A ideia é que, a partir da observação, dados sejam coletados, organizados e analisados. Assim, estaremos também estimulando o pensamento matemático. É possível jogar contemplando qualquer coisa que estiver lá fora. “Apenas olhe mais atentamente ao que você já está acostumado a ver”, ensina Montse.

“Pense no que você consegue ver quando olha para fora da janela, em como você pode coletar esses dados e representar isso de uma forma interessante, que conte uma história para outras pessoas”, sugere.

Neste vídeo, a integrante da equipe do Youcubed explica melhor a atividade e dá exemplos de como ela e seus amigos têm colocado o jogo em prática. Veja a seguir algumas sugestões.

Organizando dados

Se na rua da sua casa costumam ter vários carros estacionados, você pode seguir este exemplo, em que a observação focou nas cores dos veículos. Com essa informação, é possível fazer desenhos, por exemplo, para registrar esse tipo de dado.

Imagem: Reprodução Vimeo

Identificando o ambiente

Já se você mora em um local bastante arborizado, que tal identificar as diferentes árvores ao seu redor? É possível criar categorias e contar quantas árvores se encaixam em cada uma delas.

Imagem: Reprodução Vimeo

Observando as variações

Pássaros são uma visita constante na sua janela? Você pode parar para observar os horários em que eles mais costumam aparecer. Veja a linha do tempo que Montse fez a partir da observação dos pássaros na casa dela. Ela registrou os horários e como eles costumam aparecer, se em grupos, sozinhos…

Imagem: Reprodução Vimeo

Solte a criatividade e abuse dos recursos visuais para colocar a atividade em prática. Você pode fazer cartazes, utilizando lápis coloridos, giz de cera ou até mesmo programas de computador para representar as suas observações. Uma ideia é cada membro da família jogar de uma janela diferente e depois todos se reunirem para apresentar o que fizeram. Como resultado, produtivas conversas matemáticas virão à tona!


Mentalidades Matemáticas

    Cadastre-se para aproveitar todos os nossos conteúdos gratuitos!

    *Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com meus interesses e afirmo estar de acordo com a Política de Privacidade.
    **Você poderá alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.
    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    Mentalidades Matemáticas

      Cadastre-se para aproveitar todos os nossos conteúdos gratuitos!

      *Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com meus interesses e afirmo estar de acordo com a Política de Privacidade.
      **Você poderá alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.
      Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

      Mentalidades Matemáticas

        Cadastre-se para aproveitar todos os nossos conteúdos gratuitos!

        *Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com meus interesses e afirmo estar de acordo com a Política de Privacidade.
        **Você poderá alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.
        Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.