Matemática na TV: de quem foi o erro?
Algo inusitado aconteceu durante a manhã de quem assistia a um dos telejornais de São Paulo, no último dia 22 de agosto. Logo cedo, jornalistas do “Bom Dia SP” desafiaram Lorenzo de Oliveira, de 11 anos, um dos participantes vencedores de um quadro chamado “Pequenos Gênios”. O estudante deveria resolver a seguinte conta: 9 x 8 + 256 x 20 – 10.
📺 Veja o vídeo do momento aqui.
Prontamente, Lorenzo falou em voz alta o resultado que encontrou, fazendo a conta de cabeça: 6.550. Nesse momento, o apresentador, constrangido, informou que a produção havia encontrado um resultado diferente: 5.182. De quem foi o erro?
Ninguém errou! Lorenzo e a produção do telejornal interpretaram o mesmo problema de forma diferente. O estudante seguiu as regras do quadro “Pequenos Gênios”, onde as operações são resolvidas em ordem linear. O pessoal do jornal, por sua vez, fez a conta na calculadora, que resolveu como expressão numérica, em que primeiro são calculadas as multiplicações.
Quem percebeu a confusão foi o próprio Lorenzo, que explicou ao vivo por que os resultados encontrados foram diferentes. Todas as pessoas lidaram com a situação com muito bom humor, apesar de terem concluído que a produção do programa errou – o que não foi o caso.
A postura de Lorenzo foi exemplar. Ao ser informado que chegou a um resultado diferente do que seria “correto”, ele resolveu investigar o que poderia ter causado a divergência, em vez de desistir ou de entender que tinha feito algo errado. Fica a reflexão: que tipos de desafio podem ser feitos frente a um erro matemático?
📐 Mão na massa: na aba Atividades, reunimos exercícios que estimulam o cérebro – e o erro faz parte do aprendizado, desde que não haja desistência. Vamos lá?
🌐 No Blog MM, já destacamos alguns casos em que “erros” resultaram em importantes invenções. Relembre aqui.