Dia Nacional da Matemática reúne ações em todo Brasil

Meses atrás, comemoramos o Dia Internacional da Matemática, mas você sabia que essa importante área de estudo também tem um dia só dela no calendário brasileiro? É o Dia Nacional da Matemática, celebrado em 6 de maio.

A origem da data por aqui é uma homenagem ao professor e escritor Julio Cesar de Mello e Souza (1895-1974), mais conhecido como Malba Tahan. Ele usou esse heterônimo para assinar mais de uma centena de livros, discorrendo sobre a matemática e diversos aspectos dela, como didática, história e cultura.

Malba Tahan, que inspirou a criação do Dia Nacional da Matemática
Imagem: Reprodução

A data foi instituída em 2013, embora a ideia da iniciativa seja um pouco mais antiga, de 1995. O propósito é, assim como fez Julio Cesar, incentivar a todos para explorar mais a matemática, pelo olhar educativo e cultural. Todos os anos, escolas e universidades do Brasil inteiro promovem ações em alusão à data, e é claro que o Instituto Sidarta, que aplica o Mentalidades Matemáticas no país, também vai celebrar!

Live da Rede MM

No dia 6, às 18h, a Rede MM fará uma live que terá como tema “A importância de aprendermos juntos”.

O encontro é aberto ao público e pode ser acessado no dia e horário combinados, neste link.

MM indica

Confira dicas de eventos on-line para participar no dia da matemática:

Dia Nacional da Matemática: conversa para multiplicar seus sonhos

A live irá compartilhar histórias de pessoas em que a matemática esteve presente, superando barreiras e mostrando que ela pode trazer grandes oportunidades. O evento contará com a participação de Tiago Henrique Picon, Ya Jen Chang e Vitória Barin Pacela. O formato será em roda de conversa, com rodada de perguntas direcionadas pelo moderador, conhecendo primeiro sobre a trajetória dos convidados com a matemática e depois explorando as oportunidades para chegar aonde estão. O evento todo está programado para durar 1 hora, com possibilidade de estender em, no máximo, 15 minutos para perguntas do público ao final. A live será divulgada para alunos de escolas públicas dos Ensinos Fundamental e Médio. O evento será transmitido neste link.

Dia da Matemática da SBMAC e Faculdade de Ciências da Unesp (Bauru)

As palestras acontecem às 18h, no canal do Youtube. Na plataforma, também é possível assistir aos encontros passados. Confira os participantes de cada dia:

  • Dia 3: Marcelo Viana;
  • Dia 4: Maria Aparecida Soares Ruas;
  • Dia 6: Ubiratan D’Ambrosio;
  • Dia 7: João Frederico C. A. Meyer.

Virada Malba Tahan 2021 do CAEM (IME-USP)

O CAEM realizará, durante todo o mês de Maio, a Virada Malba Tahan 2021. Aberta a todo o público e inspirada na vida e obra do Prof. Julio Cesar de Mello e Souza – o criador de Malba Tahan e autor do livro “O homem que calculava”. A Virada deste ano irá ocorrer de maneira virtual e contará com diversas atividades, tais como quiz, palestras, publicações de vídeos, podcasts e o novo número da Revista Malba. Para acessar, clique aqui.

VII Malbatemática / II Malbatemática Digital

Desde sua primeira edição, cada Malbatemática tem abordado um diferente tema, com o objetivo de mostrar as diferentes contribuições de Malba Tahan, considerado um precursor da Educação Matemática brasileira. Em 2021, tendo como temática Rompendo barreiras com Malba Tahan, diversas publicações e atividades serão divulgadas ao longo da semana. Por meio de palestras, pretende-se mostrar que, em sua atuação profissional, Malba Tahan rompeu barreiras em relação às práticas de ensino-aprendizagem, com propostas precursoras para mudar a visão da matemática “triste e enfadonha” para uma matemática “divertida e curiosa”; da matemática excludente para uma matemática para todos. O evento virtual acontece de3 a 7 de Maio, no canal do PSIEM-GEPEMAI no Youtube. A programação completa pode ser vista neste link.

Para conhecer mais sobre o legado de Malba Tahan e as iniciativas feitas até hoje em homenagem a ele, acesse aqui seu site oficial.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *