Educação Infantil é foco de novo projeto do Mentalidades Matemáticas
Iniciativa vai capacitar formadores de docentes para o letramento matemático na pré-escola

Estudos conduzidos pelo matemático emérito da Universidade de Stanford Keith Devlin mostram que bebês de 6 meses de idade já apresentam noções de Matemática e pesquisas ligadas ao campo da neurociência demonstram que o período das nossas vidas entre 0 e 5 anos é de enorme plasticidade cerebral. Por isso, o programa Mentalidades Matemáticas, que há oito anos desenvolve projetos focados no Ensino Fundamental, lança sua primeira iniciativa voltada à Educação Infantil.
“A etapa da pré-escola é aquela etapa que a gente chama da idade dos porquês. Por isso, o objetivo desse projeto é trazer o letramento matemático, o desenvolvimento do raciocínio lógico, sem que a gente perca essa característica das crianças de perguntar o porquê das coisas. Muito menos que escolarizar a Educação Infantil e tentar trazer essa matemática dura que a gente vê por aí, esse projeto foca em articular as práticas de MM com os campos de experiência da Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, mantendo vivo nas nossas crianças esse espírito curioso, pesquisador e perguntador do mundo”, afirma Marina França, gerente de inovação educacional do Mentalidades Matemáticas.

Municípios do Mato Grosso do Sul serão os primeiros a receber a formação voltada para o letramento matemático na pré-escola, fruto de uma parceria entre o Itaú Social, a Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica (Fadeb-MS) e o Instituto Sidarta.
“Pensar matematicamente sobre um problema significa desenvolver habilidades de unir, separar, corresponder, somar. São questões que os professores podem usar sistematicamente desde a Educação Infantil, considerando sempre o equilíbrio entre o brincar e o ensinar. Portanto, o programa formativo é uma oportunidade fundamental para capacitar os educadores, não só para garantir o desenvolvimento escolar da criança, mas para contribuir com sua condição humana”, complementa Cláudia Sintoni, gerente de implementação do Itaú Social.

Formadores de docentes da Educação Infantil serão o foco do projeto
A iniciativa vai capacitar formadores de docentes e começará com um programa formativo para apresentar princípios e conceitos da abordagem Mentalidades Matemáticas aos gestores e corpo técnico das secretarias municipais de educação ainda em 2023. Depois dessa fase, secretarias municipais serão selecionadas para participar de uma formação com aulas online e presenciais ao longo de 2024.
“Os formadores exercem papel-chave para que uma matemática equitativa, mais aberta, visual e criativa se espalhe pelo território, uma vez que atuam como multiplicadores no sistema de ensino. A ideia é que, a partir das ações do projeto, eles possam desenvolver estratégias para apoiar os docentes na implementação de rotinas pedagógicas inovadoras, que se inspirem na abordagem MM e mostrem que a matemática está presente em tudo no nosso cotidiano”, ressalta Ya Jen Chang, presidente do Instituto Sidarta.
“A Fadeb está muito empolgada diante dessa parceria. Acreditamos que o diálogo sempre traz novas perspectivas e oportunidades de aprendizado e essa parceria, especificamente, enriquece o cenário educacional de Mato Grosso do Sul, fortalecendo, também, o regime de colaboração entre estado, municípios e terceiro setor”, finaliza Maria Cecilia Amendola da Motta, diretora-presidente da Fadeb/MS.
Que saber mais sobre matemática na Educação Infantil?
- Saiba como funciona a matemática dos bebês, segundo a pesquisadora da Universidade de Harvard Elizabeth Spelke.
- Entenda como o cérebro dos pequenos desenvolve noções de matemática e confira sugestões de atividades para a educação infantil.
- E ainda: conheça as ideias de Jo Boaler e Keith Devlin, da Universidade de Stanford, sobre a necessidade de atualizar o ensino da disciplina.