Educação Infantil é foco de novo projeto do Mentalidades Matemáticas

Iniciativa vai capacitar formadores de docentes para o letramento matemático na pré-escola

10 de outubro de 2023

Atualizado em: 13/03/2024

Educação Infantil é foco da parceria entre Instituto Sidarta, Itaú Social e Fadeb-MS
Educação Infantil é foco da parceria entre Instituto Sidarta, Itaú Social e Fadeb-MS

Estudos conduzidos pelo matemático emérito da Universidade de Stanford Keith Devlin mostram que bebês de 6 meses de idade já apresentam noções de Matemática e pesquisas ligadas ao campo da neurociência demonstram que o período das nossas vidas entre 0 e 5 anos é de enorme plasticidade cerebral. Por isso, o programa Mentalidades Matemáticas, que há oito anos desenvolve projetos focados no Ensino Fundamental, lança sua primeira iniciativa voltada à Educação Infantil.

“A etapa da pré-escola é aquela etapa que a gente chama da idade dos porquês. Por isso, o objetivo desse projeto é trazer o letramento matemático, o desenvolvimento do raciocínio lógico, sem que a gente perca essa característica das crianças de perguntar o porquê das coisas.  Muito menos que escolarizar a Educação Infantil e tentar trazer essa matemática dura que a gente vê por aí, esse projeto foca em articular as práticas de MM com os campos de experiência da Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, mantendo vivo nas nossas crianças esse espírito curioso, pesquisador e perguntador do mundo”, afirma Marina França, gerente de inovação educacional do Mentalidades Matemáticas.

Marina França e Jack Dieckmann em oficina sobre a abordagem Mentalidades Matemáticas

Municípios do Mato Grosso do Sul serão os primeiros a receber a formação voltada para o letramento matemático na pré-escola, fruto de uma parceria entre o Itaú Social, a Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica (Fadeb-MS) e o Instituto Sidarta.

“Pensar matematicamente sobre um problema significa desenvolver habilidades de unir, separar, corresponder, somar. São questões que os professores podem usar sistematicamente desde a Educação Infantil, considerando sempre o equilíbrio entre o brincar e o ensinar. Portanto, o programa formativo é uma oportunidade fundamental para capacitar os educadores, não só para garantir o desenvolvimento escolar da criança, mas para contribuir com sua condição humana”, complementa Cláudia Sintoni, gerente de implementação do Itaú Social.

Profissionais da rede de educação do Mato Grosso do Sul em evento de lançamento do projeto

Formadores de docentes da Educação Infantil serão o foco do projeto

A iniciativa vai capacitar formadores de docentes e começará com um programa formativo para apresentar princípios e conceitos da abordagem Mentalidades Matemáticas aos gestores e corpo técnico das secretarias municipais de educação ainda em 2023. Depois dessa fase, secretarias municipais serão selecionadas para participar de uma formação com aulas online e presenciais ao longo de 2024.

“Os formadores exercem papel-chave para que uma matemática equitativa, mais aberta, visual e criativa se espalhe pelo território, uma vez que atuam como multiplicadores no sistema de ensino. A ideia é que, a partir das ações do projeto, eles possam desenvolver estratégias para apoiar os docentes na implementação de rotinas pedagógicas inovadoras, que se inspirem na abordagem MM e mostrem que a matemática está presente em tudo no nosso cotidiano”, ressalta Ya Jen Chang, presidente do Instituto Sidarta.

“A Fadeb está muito empolgada diante dessa parceria. Acreditamos que o diálogo sempre traz novas perspectivas e oportunidades de aprendizado e essa parceria, especificamente, enriquece o cenário educacional de Mato Grosso do Sul, fortalecendo, também, o regime de colaboração entre estado, municípios e terceiro setor”, finaliza Maria Cecilia Amendola da Motta, diretora-presidente da Fadeb/MS.

Quer saber mais sobre matemática na Educação Infantil?

  • Saiba como funciona a matemática dos bebês, segundo a pesquisadora da Universidade de Harvard Elizabeth Spelke.
  • Entenda como o cérebro dos pequenos desenvolve noções de matemática e confira sugestões de atividades para a educação infantil.
  • E ainda: conheça as ideias de Jo Boaler e Keith Devlin, da Universidade de Stanford, sobre a necessidade de atualizar o ensino da disciplina.

Mentalidades Matemáticas

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