Professores falam sobre a formação inicial do professor de matemática em webinar da Universidade Federal do Catalão

Os professores Jack Dieckmann, da Universidade de Stanford, e Henrique Marins, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), participaram de um webinar para discutir como a abordagem Mentalidades Matemáticas pode ser inserida na formação inicial do professor de matemática. Organizado pela Universidade Federal do Catalão, o encontro virtual aconteceu na última terça-feira (3), e teve como público alvo estudantes do curso de matemática e professores.

Jack introduziu a abordagem Mentalidades Matemáticas, explicando sua origem e objetivos. “Quase todos têm uma relação ruim com a matemática. Esta abordagem foca em mudar esse cenário e repensar os métodos de ensino e aprendizagem, propondo novas formas de fazer”. Henrique, por sua vez, fez um breve histórico do programa, incluindo a realização de ações como a Rede MM, a tradução de livros e artigos, etc. Os participantes também destacaram os resultados do Curso de Férias, realizado em janeiro de 2020.

Jack e Henrique compartilharam ainda sugestões de Práticas de Mentalidades Matemáticas, ou seja, os pilares que apoiam os professores em sala de aula. Os participantes do webinar também tiveram a oportunidade de observar um caso real de uma professora aplicando Mentalidades Matemáticas com seus alunos. Na sequência, eles fizeram reflexões sobre o vídeo e analisaram a atividade Números Visuais. O encontro contou com a mediação do Professor Fernando da Costa Barbosa e foi transmitido no canal do Youtube do IMTe.

Confira alguns dos comentários dos participantes no chat ao longo do webinar:

​Muito obrigada pelas respostas, profs. Henrique e Jack! Muito esclarecedoras e evidenciam a urgência de reflexões nesse sentido.

​Mentalidades Matemáticas contribui pra formação humana do aluno!

​Imagino que nessa aula, a disciplina de Matemática se tornou mais aberta, criativa, visual e não apenas como um conjunto de procedimentos a ser memorizados; esses procedimentos e padrões emergiram.

​Foi incrível ver a transformação nas crianças no curso de férias. emocionalmente vê-las dizendo que são matemáticos ❤

Assista ao encontro completo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *